BLOG

10 dicas para curtir a ceia de Natal sem sair da linha

10 dicas para curtir a ceia de Natal sem sair da linha

Existem formas de você aproveitar as festas, sem comprometer seu emagrecimento ou sua saúde

 

As festas de fim de ano estão chegando e com elas as grandes ceias de Natal e Reveillon, recheadas de porções, guloseimas e o famoso “pavê ou pacumê”.  

 Em época de confraternizações, rever os familiares e amigos sempre traz boas sensações e alegrias, mas é importante manter o foco na saúde e continuar cuidando da alimentação. 

As mesas cheias podem ser tentadoras e não significa que seja proibido experimentar algum alimento que te apeteçamas é preciso impor limites. Isso vale principalmente para quem quer perder peso ou tem diabetes, por exemplo. 

 

Por que é importante não sair da linha? 

 

Na jornada pelo emagrecimento, a reeducação alimentar é essencial para o controle da saúde do corpo e organismo. Com ela podemos chegar mais facilmente à sensação de saciedade, fazendo com que o hábito de encher o prato com um grande volume de alimento não seja mais necessário.  

Além do mais, com bons hábitos alimentares, os níveis de diabetes e colesterol também passam por um processo de regularização, que pode ser colocado em risco com o exagero das festinhas. 

 Pessoas que sofrem com o diabetes devem ficar atentas ao consumo de determinados alimentos e bebidas, tomando alguns cuidados específicos para evitar problemas que venham a alterar os níveis de glicemia. 

 Se for preparar a ceia, confira abaixo 10 dicas para um Natal e ano novo mais saudáveis:  

 

Faça pratos de saladas cruas para a entrada 

 

Além de ser uma opção deliciosa e refrescante, verduras e legumes crus são uma excelente escolha no processo da perda de peso. Por serem ricos em água e fibras, eles elevam a sensação de saciedade. Iniciar a ceia com essa opção evita que os próximos pratos sejam consumidos em excesso, pois o corpo já estará parcialmente saciado. 

Aqui vai uma receita saudável e diferente, que vai surpreender!

 

 

Enfeite os pratos com frutas  

 

Mas não valem as em calda, tá? Frutas frescas são deliciosas no verão! Além de serem ricas em vitaminas e nutrientes funcionam como um petisco saudável entre as refeições. Se sentir falta dos doces, os sabores de determinadas frutas podem substituir algumas sensações no paladar. Lembrando que frutas em calda devem ser evitadas. 

 

Prefira alimentos integrais 

 

Muitos alimentos integrais possuem gosto semelhante ou até mesmo igual aos não integrais. Por isso, é possível incluir essa característica na ceia por meio do arroz integral, massas integrais e quinoa, por exemplo. Algumas opções são até mesmo imperceptíveis quando misturadas a receitas saudáveis e fazem muito bem ao funcionamento do organismo, auxiliando também no emagrecimento. 

Com Konjac Massa, você pode fazer uma bela lasanha ou um rondeli, por exemplo, levando para a ceia uma opção saudável para toda a família.

 

Veja essas receitadeliciosas!

 

Que tal experimentar uma farofa de soja 

 

A farofa não pode faltar à mesa nessa época, mas assim como os grãos e cereais integrais, é possível substituir a farofa comum pela farofa de soja. A alternativa é tão saborosa quanto a tradicional e é muito mais saudável! Os convidados nem irão notar a diferença do acompanhamento e a saúde é garantida. 

 

 

Fuja das frituras  

 

Prefira preparações assadas, grelhadas e cozidas. São mais saudáveis. Opções fritas são mais gordurosas e podem fazer mal aos diabéticos e pessoas que sofrem com o alto nível do colesterol. Já pratos assados, grelhados e cozidos são mais nutritivos e auxiliam na absorção de vitaminas, além de reduzir a gordura presente no alimento, tornando a sua ingestão mais benéfica. 

 

Evite os molhos à base de maionese 

 

A maionese é um alimento prejudicial à saúde, principalmente se for consumida em excesso. Molhos com o componente contribuem para o sobrepeso e prejudicam o progresso do emagrecimento. Além disso, pode levar a doenças no coração, hipertensão arterial, resistência à insulina, aumento do colesterol, e muitos outros fatores que influenciam na qualidade de vida. 

 

Prefira ervas finas como tempero 

 

Ervas finas trazem muitos benefícios para a saúde e incorporá-las ao tempero ajuda ainda mais a promover o bem-estar do corpo. Essa é uma opção saudável que pode ser levada a muitos pratos, para assim diminuir o uso do sal nas refeições. 

 

 

Evite um festival de sobremesas 

 

Escolher apenas uma sobremesa ajuda a evitar exageros e desperdícios. Assim, o aproveitamento será maior e a tentação de experimentar de tudo um pouco não será um problema. 

 

Hidrate-se 

 

Seja água filtrada ou aromatizada com hortelã e rodelas de limas, manter o corpo hidratado é essencial. Chás gelados também são uma ótima opção para substituir bebidas açucaradas. 

 Seguindo essas dicas, você vai poder curtir as festas sem peso na consciência, sem comprometer sua saúde ou o projeto corpo em forma”.  

 

 

Boas festas!