5 Filmes para inspirar uma vida mais saudável

5 Filmes para inspirar uma vida mais saudável

Adotar uma vida mais saudável é um objetivo de muitas pessoas. Até por isso, se tornou um tema muito presente na cultura a adoção de hábitos saudáveis. São inúmeros filmes, séries e especiais para TV e streaming que utilizam a busca por uma vida mais saudável como pano de fundo e trama principal dos enredos colocados na tela. 

E isso influencia a vida das pessoas! Por exemplo, a série "O Gambito da Rainha", que tem o xadrez como parte da trama, causou um grande aumento na busca pelo tradicional jogo de tabuleiro, antes associado exclusivamente a um público intelectual ou nerd (em palavras diretas). Da mesma forma, séries como Emily in Paris e The Crown aumentaram a busca por termos relevantes dentro do contexto das séries, envolvendo modo e história britânica, respectivamente. 

Nos próximos parágrafos, vamos trazer algumas recomendações de filmes para você se inspirar a ter uma vida mais saudável! E se você tiver a sua recomendação, conte para a gente também

Entenda o papel da cultura nos nossos hábitos 

A cultura cumpre um papel de excelência na nossa vida. Sem ela, reproduzimos apenas os hábitos de comer, dormir e trabalhar. Ou melhor, nem isso, já que as profissões e a culinária também estão atrelados à cultura! Os produtos culturais que consumimos influenciam diretamente nas nossas escolhas e devem ser observados dessa forma. 

A situação fica clara quando vemos que 17 milhões de pessoas assinam o serviço de streaming da Netflix somente no Brasil. Se somarmos outros streamings, mais de 10% do país utiliza esses agregadores de conteúdo para consumir filmes, séries, documentários, etc. E dentro dos conteúdos apresentados, estão diversas referências e recomendações de comidas! Podemos ver que existem até mesmo canais que ensinam a fazê-las. 

Porém, é preciso saber que nem todo hábito e alimentação é saudável, sendo necessário que adotemos, de preferência, as influências positivas para o nosso organismo. E elas estão presentes de diversas formas nos streamings! Basta saber quais são e se inspirar. 

Que tal assistir um filme para se motivar antes daquele treino mais puxado? 

Cooked 

Documentário separado em quatro episódios no formato de série, Cooked é uma realização de Michael Pollan, jornalista e ativista que escreveu “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”. Pollan aborda os quatro elementos da natureza (terra, fogo, ar e água), mostrando a história e a relação afetiva da comida, abordando como mudamos nossa relação com a alimentação com o passar do tempo. Por exemplo, aceleramos muito o tempo de preparo dos alimentos, preferindo ingredientes menos naturais e prejudicando nosso organismo. 

O Mínimo para Viver 

A luta de uma mulher contra a anorexia. Assim, podemos resumir em uma linha o filme, porém a história de Ellen, uma jovem anoréxica de 20 anos, é bem mais do que isso. Ela passou a maior parte da adolescência em programas de reabilitação, porém continuou a emagrecer. Em determinado momento, sua família a manda para um médico não-convencional para uma tentativa de tratamento, o que acaba mudando a sua vida. O filme não é leve e lida com assuntos pesados, mas mostra que existe um caminho em cada situação e que devemos lidar com o passado para encarar o futuro. 

Menina de Ouro 

Um ótimo filme para se inspirar antes de ir realizar um treino, Menina de Ouro é um filme vencedor do Oscar. Nele, Maggie, interpretada por Hilary Swank, quer se tornar uma lutadora de boxe e deseja ser treinada por Frankie (Clint Eastwood). Ela consegue subir dentro do cenário do boxe, mas o filme tem passagens surpreendentes, incluindo o seu final. Além de ser um incentivo à prática de um esporte, como o boxe, o filme mostra a persistência para atingir o objetivo.  

Feel Rich 

Com o subtítulo "Saúde é a nova riqueza", o documentário traz diversos famosos norte-americanos alertando para os benefícios dos hábitos saudáveis para a melhora da saúde e longevidade. O documentário traz rappers conhecidos que relacionam o espírito do hip hop com a vida saudável. 

What the Health 

Traduzido como "Que Raio de Saúde?", What The Health é um documentário de 2017 que conta com a produção executiva do ator Joaquin Phoenix, conhecido pelos filmes Coringa, Ela e Johnny and June. Dirigido por Kip Andersen, trata sobre os interesses das indústrias na alimentação dos EUA e como elas buscam o lucro, não a saúde, em primeiro lugar. São mencionados os problemas de diversos alimentos e divulgados pareceres e estudos médicos. Não é uma produção leve, mas serve para trazer uma reflexão sobre a alimentação e, quem sabe, incentivar você a buscar a comida saudável em primeiro lugar! 

Comece a pensar mais sobre a alimentação saudável! 

Agora que você já tem uma lista de filmes para pensar em alimentação saudável, que tal começar a pôr em prática o cuidado com as suas refeições? Comece a preparar mais comida com ingredientes naturais, aposte nas proteínas magras e por que não começar a fazer uma dieta plant-based durante alguns dias da sua semana? 

De outra forma, também pode ser a hora de apostar em alimentos funcionais como o Konjac. Leia o nosso artigo sobre essa classe de alimentos.  

Konjac é uma raiz asiática conhecida há milênios pelo seu potencial medicinal que envolve benefícios para o sistema digestivo e para o sistema imunológico. Com potencial anti-inflamatório, o Konjac é uma excelente adição para dietas de emagrecimento e também para dietas que visam a hipertrofia. 

No primeiro caso, as massas feitas com o Konjac são ideais por não possuírem carboidratos e terem apenas 9 kcal a cada 100 gramas, garantindo ainda muita saciedade. A inclusão da fibra solúvel do Konjac, o Glucomannan, ajuda a manter a saciedade, se transformando em um gel no intestino que controla a absorção de glicose e reduz o aparecimento da fome. 

Quer saber mais sobre os benefícios do Konjac? Clique aqui 

Conheça o Blog da Konjac 

No blog da Konjac Massa MF, você encontra informações ricas e diversas sobre saúde, nutrição, exercício físico e dicas saudáveis para você e para a sua família. 

Quer saber mais dicas sobre alimentação? 

Acesse agora mesmo o blog da Konjac. 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente