A riqueza nutricional das especiarias

Imagem Riqueza Nutricional das Especiarias | Konjac Massa MF

As especiarias estão na base do mundo moderno. Um dos motivos para iniciar a época das grandes navegações e presentes nos pratos de pessoas ao redor do mundo, estes alimentos são impossíveis de serem dissociados da culinária em países como o Brasil.

Chamadas também de plantas condimentares, estes ingredientes trazem e realçam o sabor de alimentos, podendo ser usados também em cosméticos, remédios e outras indústrias. Devido a essa riqueza nutricional das especiarias, incluir na alimentação traz benefícios consideráveis para a saúde.

Para que você possa entender melhor sobre as especiarias e sobre os seus benefícios, a Konjac traz uma explicação sobre esses alimentos e exemplos que você pode sequer associar a elas!

 

Imagem  Riqueza Nutricional das Especiarias | Konjac Massa MF

 

O que são especiarias?

Especiarias são ingredientes da culinária mundial desde tempos muito antigos. Conhecidas como plantas condimentares, elas não são necessariamente o prato principal ou um acompanhamento, mas fazem a condimentação e o tempero daquela alimentação, realçando o sabor, o aroma e modificando a coloração do prato. Em resumo, as especiarias são capazes de tornar o seu prato ainda mais atraente, saboroso e saudável!

E não é só no almoço que elas estão presentes: elas podem ser usadas em sucos, sobremesas, lanches e em qualquer outra refeição que você necessite.

É claro que o termo especiaria é muito amplo, então cada um desses ingredientes vai ter uma função diferente, agregando sabores e aromas especiais para onde for colocado. Por exemplo, a canela é uma especiaria muito importante e saborosa para lanches, vitaminas e sobremesas, mas no Brasil, não é tão comum o seu uso para pratos salgados. Enquanto isso, em culinárias árabes, é bem comum o uso da canela para aromatizar carne.

Quais os benefícios das especiarias?

As especiarias estão longe de serem meros enfeites ou adicionais que colocamos nas refeições para tornar o prato mais saboroso. Elas carregam diversos benefícios para o corpo, podendo tratar e prevenir doenças, ativar o sistema circulatório, reduzir a inflamação corporal e também cuidar de feridas.

Essas raízes, pós e grãos costumam ser ricos em substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e impedem o aumento do estresse oxidativo, reação natural do corpo humano por conta dos radicais livres. Porém, também existem minerais, vitaminas e aminoácidos que trazem benefícios para a saúde de quem consome regularmente os itens.

É preciso, inclusive, ressaltar que as especiarias estão dentro de um grupo muito importante para o ser humano, os alimentos funcionais.

Quais as principais especiarias para se ter em casa?

Assim como qualquer ingrediente, possuir especiarias em casa depende da vontade e do gosto pessoal de cada um. Existem pessoas que não podem viver sem gengibre, mas outras que não o utilizariam para nada. É fundamental acrescentar as especiarias aos poucos à dieta e respeitar o próprio gosto.

Vamos ver algumas das principais especiarias e a sua riqueza nutricional abaixo:

Gengibre

De origem asiática, o gengibre é uma raiz fundamental em diversas culinárias do seu continente de origem. A raiz possui diversos princípios ativos e auxilia no tratamento contra problemas estomacais, na ativação do metabolismo e também na luta contra infecções. Um dos seus principais componentes para a nossa saúde é o gingerol, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

O seu consumo pode ser dar em chás, sucos e também nas refeições, somados a algum prato e trazendo o seu sabor picante.

Cúrcuma

A cúrcuma também é uma especiaria asiática, possuindo uma cor amarelo-alaranjada e tendo um sabor particular. Consumida na forma de pó, ela é originalmente uma raiz que pode ser chamada de açafrão-da-terra. Caso você não conheça bem o tempero, saiba que ela é um dos principais ingredientes do curry!

A raiz possui diversas propriedades, derivadas da curcumina, substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, ela ajuda a fortalecer a imunidade do corpo e a lutar contra inflamações. Porém, mais do que isso, a cúrcuma também tem efeitos na redução do colesterol e na queima de gordura.

Como um tempero, a cúrcuma é consumida tradicionalmente dentro de misturas como molhos, purês e também com arroz.

Pimenta do Reino (pimenta preta, branca ou vermelha)

Talvez o condimento mais tradicional das casas brasileiras, além do sal. A pimenta tem um sabor picante e pode ir do mais fraco até o mais forte. No caso das pimentas em grão (e não os frutos originários da América), é um condimento usado há séculos na culinária ocidental.

Os seus principais benefícios para a saúde vem da piperina, composto que possui atuação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, ela possibilita uma maior absorção de outros nutrientes e também melhora a cicatrização no corpo humano.

Canela

Outra especiaria originária da Ásia, a canela é extraída da casca de uma árvore do continente. O seu sabor que mistura doce com picante é muito divisivo na culinária brasileira com pessoas que amam e outras que não conseguem comer. Porém, a canela está presente desde a colonização no país e é ingrediente típico de diversos doces, como o arroz doce e o bolinho de chuva.

Seus principais benefícios vem do cinamaldeído, um composto orgânico que é responsável pelo sabor e pelo aroma de canela. Ele consegue aumentar a circulação, aumentar o funcionamento metabólico e trazer um efeito de queima de gordura para o corpo. Além desses efeitos, ele também favorece a melhora da digestão por conta de suas fibras.

Você, provavelmente, já tem os jeitos preferidos de consumir a canela, mas é importante ressaltar que ela pode ser consumida nas sobremesas, nos sucos, vitaminas e também como chá.

Descubra o sabor e a saúde com a mistura de especiarias Konjac

As especiarias são partes fundamentais da culinária, principalmente no Brasil. É possível somá-las e colocar em pratos tradicionais, realçando e modificando o sabor de acordo com a preferência de cada um. No caso de pratos com a massa feita com Konjac, você ganha um alimento saboroso e ainda mais saudável, já que se misturam as propriedades de cada ingrediente.

As massas de konjac são feitas com o tubérculo e proporcionam um alimento com baixíssimas calorias (menos 10g por porção) e zero carboidratos. Ainda por cima, elas contém a fibra solúvel Glucomannan, ideal para melhorar o sistema gastrointestinal. Temperando-se a massa com pimenta, cúrcuma e outras especiarias do seu gosto, você cria uma refeição funcional e que só traz benefícios para o seu organismo!

Para encontrar produtos feitos com konjac, conheça a nossa loja.

E não perca em no nosso blog, mais dicas sobre o corpo, nutrientes, alimentos e bem-estar. Saiba mais clicando aqui.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente