Açúcar como vilão da saúde – Por que faz mal?

Imagem banner Açúcar como vilão da saúde – Por que faz mal? | Konjac Massas MF

Segundo médicos e especialistas não precisamos do açúcar para viver. Mas qual é o motivo do açúcar ser tão desnecessário assim? 

Um belo prato de sobremesa parece recompensador depois do almoço e jantar. Aquela barra de chocolate parece aliviar todo o estresse. O sorvete no verão é o mais pedido entre as crianças. Mas, infelizmente, o açúcar está presente em todos esses alimentos.  

O motivo de falamos infelizmente é porquê ele está contribuindo para os males à saúde em pessoas ainda muito jovens, como as crianças. 

Doenças relacionadas ao consumo excessivo de açúcar

  • Cáries nos dentes; 
  • Obesidade; 
  • Diabetes; 
  • Colesterol alto; 
  • Gordura no fígado; 
  • Câncer; 
  • Gastrite; 
  • Pressão alta; 
  • Gota; 
  • Prisão de ventre.
  • Diminuição da memória; 
  • Miopia; 
  • Trombose; 
  • Acne. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2000 calorias, essa taxa equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá). 

Porém, muito distante dessa recomendação, estudos de consumo mostram que os brasileiros consomem 50% mais açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que, por dia, cada brasileiro, consome em média 80g de açúcar. 

Melhor ainda seria reduzir mais, para 25 gramas ou 5 colheres de chá, quantidade que é melhor para evitar os males que o ingrediente proporciona a saúde. Vale lembrar que essa recomendação abrange tanto os açúcares adicionados pelas indústrias, quanto pela população no ato de cozinhar e consumir, bem como os naturalmente presentes nos alimentos (ex.: mel, suco de frutas, dentre outros). 

Segundo o Ministério da Saúde, desde 2018 até esse ano de 2022, o Brasil deseja reduzir 144 mil toneladas de açúcar de bolos e misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados, muito consumidos no país e principalmente presente nas lancheiras escolares ou utilizados como lanches por inúmeras pessoas.  

 

Açúcar como vilão da saúde

 

Açúcar parece um vício

Não só parece, o açúcar é sim viciante. Sabe o motivo? Esse ingrediente é capaz de produzir um hormônio denominado dopamina, causando prazer e bem estar sempre que consumido. Mas esse hormônio não é durável, ou seja, a sensação não é prolongada, e logo precisamos de mais açúcar para voltar a sentir essas sensações. 

Porém, não são só os alimentos doces que possuem açúcar. Tem muito açúcar escondido nos pratos salgados, não podemos nos enganar, porquê evitamos o doce e de repente estamos nos viciando de outras maneiras. Veja: 

Açúcar escondido nos alimentos salgados 

A OMS alerta que boa parte do açúcar consumido pelas pessoas está "escondido" em alimentos processados. Uma colher de ketchup, por exemplo, tem o equivalente a uma colher de chá de açúcar, e uma lata de refrigerante comum tem até 40g de açúcar, ou 10 colheres de chá. 

O motivo de a indústria adicionar tanto açúcar assim é para exercer três funções básicas: 

    1.Encorpar o produto; 

    2.Estender seu prazo de validade; e 

    3.Melhorar sua aparência. 

    10 alimentos salgados que contém açúcar: 

    Olhar os rótulos dos produtos industrializados é muito importante antes de incluir na sua dispensa. Confira os 10 alimentos, que dependendo da sua fabricação, levam açúcar em sua composição: 

    1. Amendoim japonês 
    1. Caldo de carne 
    1. Camarão empanado e congelado 
    1. Frango temperado congelado 
    1. Lasanha congelada 
    1. Macarrão instantâneo 
    1. Maionese 
    1. Salgadinho de queijo 
    1. Torta de Frango congelada 
    1. Mostarda 

    A lista foi divulgada no site da Super Interessante, da editora Abril, e possui outros alimentos em que o açúcar aparece no rótulo. 

    Como tirar o açúcar da comida pronta para o consumo?

    Como vimos, muitas comidas prontas possuem em sua composição o açúcar, como uma forma de conservara validade do produto por mais tempo. Nesse caso, o benefício da praticidade implica no malefício para a saúde. Porém, cabe a cada um de nós a escolha correta dos produtos que consumimos. 

    Existem inúmeras opções de comida pronta saudáveis. Um exemplo é são os produtos da marca Konjac MF, composta de fibra solúvel da planta medicinal konjac, muito benéfica para a saúde. São opções de massas e arroz com 0 carboidratos, 0 açúcar e 100% vegetal. 

    Confira os valores nutricionais presentes nos rótulos dos produtos Konjac MF: 

    Porção de 100g (2 porções) 

    QUANTIDADE POR PORÇÃO 

     

    %VD (*) 

    Valor energético 

    9Kcal = 35 KJ 

    0% 

    Carboidratos 

    0g 

    0% 

    Açucares 

    0g 

    0% 

    Proteínas 

    0,2g 

    0% 

    Gorduras Totais 

    0g 

    0% 

    Gorduras Saturadas 

    0g 

    0% 

    Gordura Trans 

    0g 

    (**) 

    Fibra Alimentar 

    4g 

    16% 

    Sódio 

    0mg 

    0% 

     

    (*) Valor diário com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400K.J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de sua necessidade energética. Ingredientes: água purificada, farinha de Konjac biológica e fibra de aveia biológica. (4,4%) (juroatTM). Produto registrado na Anvisa - N/ MS: 672950001. ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA, NÃO CONTÉM GLÚTEN E NÃO CONTÉM LACTOSE. 

    Como você pode perceber nesse rótulo, o produto possui fibra alimentar, muito benéfica para todas as pessoas, incluindo para quem tem doenças crônicas, como diabetes.  

    Esses produtos da Konjac MF estão disponíveis em diferentes supermercados e lojas de produtos naturais, além da venda pelo site da própria fabricante Konjac MF. Se você já consome, continue consumindo sem culpa e se nunca comprou, experimente, sua saúde agradece! 


    Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente