Alimentação saudável: O que é Konjac, seus benefícios e como consumir?

Imagem banner Alimentação saudável: O que é Konjac, seus benefícios e como consumir? | Konjac Massas MF

O que é o Konjac? 

O konjac é uma planta de origem asiática e africana, muito cultivada na China, Índia e Japão. Faz parte da culinária japonesa há mais de 2 mil anos. Lá era usada para fazer um chá emagrecedor. Porém é rica em benefícios medicinais, que vão além da boa forma.  

Sua raiz possui uma fibra chamada de glucomanan, que é um volumoso tubérculo. Sua estrutura funciona como reserva para a planta, apresentando aspecto similar as batatas ou ao nosso inhame.  É a parte da planta mais utilizada no preparo de alimentos saudáveis, como a Massa Konjac MF. 

O glucomanan, oriundo do Konjac, é um polissacarídeo da família das mananas (manana pura, galactomanana e galactoglucomanana), que são considerados os principais componentes da hemicelulose na parede celular das plantas. Veja a imagem: 

Alimentação saudável: Benefícios da fibra glucomanan, presente no konjac: 

A fibra glucomanan,  também conhecida como konjak mannan, conta com uma série de benefícios. Ela é uma fibra solúvel e tem no KGM, seu principal componente, que ajuda inúmeras pessoas que precisam seguir uma alimentação saudável, reduzindo o colesterol e diabetes. É bom para a maioria das pessoas, assim como eu e você!   

Na redução dos níveis de colesterol, contribui formando uma película protetora ao longo da parede do intestino, que inibe e reduz a absorção do colesterol e do ácido biliar. Já para pessoas com diabetes, melhora a sensibilidade à insulina e inibe o aumento do açúcar no sangue.  

Do ponto de vista médico, o Konjac possui inúmeras outras atividades biológicas, agregando na alimentação saudável por inúmeros fatores. Veja alguns deles: 

  • Antiobesidade – contribuindo para o controle do IMC (Índice de Massa Corporal) 
  • Prebiótica - promove o equilíbrio da microbiota intestinal, através do crescimento das bactérias benéficas. 
  • Anti-inflamatória - efeitos benéficos ao sistema imune (tecido linfóide associado ao intestino e na doença inflamatória intestinal). 
  • Laxante natural – preveni a constipação 
  • Características alcalinas - benéfico para pessoas que consomem alimentos com alto teor de ácido e dietas ricas em proteínas  
  • Aumenta a saciedade - promove a formação de uma camada ao redor do bolo alimentar, o que prolonga o tempo de permanência do alimento no estômago, aumentando a saciedade 
  • É livre de glúten, sódio e qualquer tipo de gordura. 

Como consumir konjac: opções de produtos para uma alimentação saudável: 

Atualmente, o konjac pode ser consumido em formato de massas e arroz, produzidos com a fibra glucomanan.  

Como consumir Konjac?

Para estabelecer uma alimentação saudável e aproveitar os benefícios da planta, é importante escolher o produto que contenha em sua composição 100% da farinha do glucomannan (Konjac). 

 

3 Opções de produtos feitos 100% com a farinha do glucomannan (Konjac) que você precisa ter na sua dispensa: 

1.Espaguete Konjac   
 
Lasanha Konjac

Todas essas opções contêm apenas 9 kcal a cada 100g, 0g de carboidratos. Não contém glúten e nem lactose. 

São produtos veganos, ideais para o preparo de diversas receitas desde o arroz tradicional a risotos, paelhas, com todos os benefícios de uma alimentação saudável. Já as massas podem ser temperadas à gosto.  

São produtos indicados para veganos, celíacos, diabéticos, atletas, pessoas em dieta para emagrecimento, entre outras necessidades de alimentação saudável. 

Receitas com Konjac MF: São diversas opções de preparo, disponíveis no Livro de Recitas Konjac MF - clique aqui e baixe grátis. 

Gostou de saber? Quer experimentar? Entre na loja Konjac Massa MF e compre sem sair de casa, com entrega para todo o Brasil. Clique aqui e escolha seus produtos para garantir a sua alimentação saudável e de toda a sua família. 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente