Alimentos funcionais: o que são e seus benefícios

Imagem banner Alimentos funcionais: o que são e seus benefícios | Konjac Massas MF

A alimentação saudável, atualmente, exige muito mais do que simplesmente suprir todas as necessidades calóricas e de nutrientes. Hoje em dia, é preciso ingerir também alimentos que beneficiem o corpo humano, prevenindo doenças e combatendo radicais livres. Este tipo de comida com propriedades benéficas é chamado de alimento funcional. 

Alimentos funcionais podem tratar o corpo humano quando pensamos na prevenção do câncer e do diabetes, redução da inflamação corporal, aumento da imunidade e muito mais. Eles podem ser encontrados facilmente, mas é preciso saber o que cada um deles faz e qual a quantidade correta para ingestão. 

Nos próximos parágrafos, vamos entender mais sobre os alimentos funcionais! 

 

O que são alimentos funcionais?

Existem há alguns anos no mercado, indicações para o consumo de alimentos como uma forma de cuidado e prevenção em relação à saúde. Eles evitariam a baixa da imunidade, enquanto protegem de doenças causadas por agentes presentes dentro do nosso próprio corpo. Esta classe, os alimentos funcionais, seriam uma forma de evitar problemas sem usar remédios. 

Porém, os alimentos funcionais não são uma novidade. Desde os anos 50, existem alimentos como o leite fermentado com lactobacilos vivos, que ajuda o sistema digestivo. E até mesmo os cereais matinais divulgam seus benefícios desde a década de 80. Saiba mais aqui. 

O consumo de alimentos funcionais busca trazer efeitos para o corpo como: 

  • Fortalecimento do sistema imunológico; 
  • Prevenção do câncer; 
  • Controle e prevenção do diabetes; 
  • Redução do colesterol; 
  • Melhor funcionamento do sistema digestivo; 
  • Controle de sintomas pós-menopausa; 
  • Redução da inflamação; 
  • Controle de alergias. 

A procura atual maior por alimentos funcionais vem da busca por mais saúde, sem necessariamente tomar remédios. Muitas pessoas desejam melhorar seu corpo de forma estética e também a sua saúde, por isso precisam incluir frutas, vegetais, cereais e tudo mais que melhore os índices corporais. 

Mas não podemos esquecer: alimento não é remédio! Ele não serve para tratar condições agudas, assim como seus benefícios só aparecem a partir de um consumo regular e em níveis adequados. O ideal para ter todos os benefícios de um alimento funcional é incluí-lo em uma dieta balanceada e planejada. 

Dicas para melhorar a alimentação 

Começar a comer alimentos que tragam benefícios para o corpo é muito positivo, porém o melhor resultado necessita de uma série de mudanças no comportamento alimentar. Além de preparar comidas saudáveis, é ideal deixar ou rarear o consumo de ingredientes que possam trazer problemas. Algumas dicas para melhorar a alimentação são: 

  •  Fazer um plano alimentar ou uma dieta; 
  •  Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas; 
  •  Não comer produtos com ingredientes refinados e industrializados; 
  •  Reduzir o consumo de carne vermelha e embutidos; 

Saiba quais são os principais alimentos funcionais

Quando incluídos em uma dieta equilibrada, os alimentos funcionais podem trazer muitos benefícios para o corpo, diminuindo o colesterol, controlando o açúcar, reduzindo a gordura abdominal, entre muitas outras condições. Esses efeitos ocorrem por conta de substâncias presentes neles que conseguem auxiliar o organismo. Veja os principais alimentos e suas substâncias abaixo: 

Soja

Alimento rico e que pode ser usado em diversas receitas, a Soja tem uma ação protetora contra o câncer por conta das Isoflavonas, presentes no grão e nos derivados. O componente ainda tem ação redutora dos efeitos pós-menopausa. Além disso, as proteínas auxiliam a redução do colesterol.  

Peixes marinhos (peixes de águas frias) 
Os peixes como Salmão, atum e sardinha possuem Ômega-3, substância que tem diversos benefícios para o corpo como redução do colesterol, ação anti-inflamatória e proteção da retina. 

Óleos vegetais de sementes e oleaginosas

Este tipo de óleo possui o ácido a-linolênico que auxilia o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória. 

Frutas vermelhas, uva e vinho

Esses alimentos possuem uma substância chamada catequina, responsável pela redução do colesterol, estimulação do sistema imunológico e redução de aparecimento de alguns tipos de câncer. 

Frutas cítricas, tomate e soja

Encaixar na dieta o consumo desses alimentos, aumenta a ingestão de Flavonóides, substâncias que previnem o câncer, auxiliam o sistema imunológico e combatem radicais livres.

Além disso, existem muitos outros tipos de alimentos funcionais e substâncias benéficas para o corpo humano como: 

  • Cereais Integrais - Fibras Solúveis e Insolúveis; 
  • Maçã - Taninos; 
  • Linhaça - Lignanas; 
  • Iogurte e produtos lácteos fermentados - Probióticos. 

Conheça as massas Konjac

A ingestão de alimentos funcionais também passa por alimentos com fibras e água. Garantir que o sistema digestivo funcione corretamente, aliás, é um dos objetivos de vários alimentos dessa classe. 

As massas da Konjac possuem a fibra glucomanan, auxiliando o sistema digestivo. Além disso, por não possuir carboidratos, ela garante cuidado com pessoas que necessitam da redução do consumo do macronutriente. 

Deseja saber mais sobre as massas da Konjac MF? Acesse o nosso site. 

 


 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente