Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade

Você fica doente com facilidade? Se respondeu sim a essa pergunta, existe uma chance que você esteja com a imunidade baixa.

Uma das formas para fortalecer nosso sistema imunológico é consumir mais determinadas frutas, legumes, verduras e grãos. Por isso, incluir em sua dieta alimentos que aumentam a imunidade é uma ótima forma para melhorar essa proteção.

O que acontece quando nosso sistema imunológico fica enfraquecido?

Quando estamos com a imunidade baixa, ficamos mais sujeitos a contrair doenças e complicações que atrapalham a qualidade de vida. É por essa razão que seguir um cardápio rico em vitaminas e minerais é uma maneira de auxiliar o organismo a estar mais preparado contra o ataque de vírus e doenças.

Por que costumamos ficar doentes no inverno?

Com a chegada dos dias mais frios, se torna ainda mais relevante priorizar alimentos que aumentam a imunidade. Afinal, nessa época, diversas doenças se tornam mais comuns, principalmente as respiratórias, como gripe e resfriado. Costumamos ficar doentes no inverno por exposição às temperaturas mais baixas, pela redução da vitamina D (presente no sol) e por ficarmos mais tempo em lugares fechados, o que facilita a disseminação de vírus.

 Leia também: Rotina de exercícios para queimar calorias.

 5 alimentos que aumentam a imunidade

1) Alho e cebola

Muito presentes nas preparações da cozinha, e adorados por muitas pessoas, o alho e a cebola são excelentes alimentos para aumentar a imunidade. Isso porque são ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, que são antioxidantes e também combatem o estresse.

Além disso, o alho possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. É por isso que ele é um dos alimentos mais conhecidos por fortalecer o nosso sistema imunológico.

Capriche no uso do alho e da cebola em seus pratos, especialmente no inverno, a fim de prevenir gripes e resfriados.

2) Frutas cítricas

Quem nunca recorreu ao bom e velho suco de laranja para combater uma gripe, né? As frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi, possuem muita vitamina C, que é antioxidante e contribui de modo significativo para aumentar a imunidade.

Apesar de muitas pessoas associarem a vitamina C com a laranja e frutas cítricas no geral, na verdade, ela também está presente em diversos outros alimentos, como brócolis, couve flor, repolho roxo e batata doce.

Além disso, você sabia que a vitamina C é um potente ativador da absorção do ferro? Para isso, consuma frutas ricas em vitamina C juntamente com os alimentos ricos em ferro, como feijão, carne, brócolis, espinafre, couve, entre outros.

3) Gengibre

Anti-inflamatório e termogênico, o gengibre é muito indicado para as dores e inflamações da garganta, sendo muito utilizado em chás. É rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e, assim, ajuda a aumentar a imunidade, prevenindo resfriados e retardando os efeitos do envelhecimento precoce.

4) Peixes

Sabe por que os peixes são excelentes alimentos para aumentar a imunidade? Porque eles contêm ômega 3, ácidos graxos que são gorduras benéficas para a saúde. Como exemplo desses alimentos, temos: atum, sardinha, salmão, anchova, tainha, bacalhau, entre outros.

O peixe também é rico em vitaminas, proteínas e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A recomendação é consumir peixes 3 vezes por semana, com exceção das grávidas, que devem evitar o consumo em excesso em alguns peixes.

5) Konjac

Sim, as massas da Konjac MF também são poderosas no fortalecimento do sistema imunológico! Todos os produtos são derivados do tubérculo konjac – de onde a farinha é extraída– e composto, em grande parte, por fibras solúveis.

Por serem ricas em fibras, elas ajudam as bactérias boas presentes no intestino, trazendo maior imunidade. Konjac também contém grandes quantidades de água, contribuindo muito para a hidratação do organismo. Konjac também é pouco calórico, 100% vegano, sem glúten, sem sódio e sem gorduras. Ou seja, só benefícios para você!

Aumente sua imunidade com Konjac. Sua saúde agradece. São 10 tipos de cortes super saborosos para você escolher os seus preferidos.

Acesse nosso site clicando aqui e confira todos os benefícios de consumir Konjac.

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente