Antioxidantes e Radicais livres – O poder do Licopeno

Conheça o poder do licopeno | Konjac MassaMF

Quem já leu alguma matéria sobre saúde nos últimos anos, provavelmente, se deparou com alertas sobre os radicais livres e os benefícios dos antioxidantes. Não é para menos, afinal os radicais livres são substâncias que podem trazer diversas condições problemáticas para o corpo e a única forma de evitá-las com sucesso é ingerir alimentos com antioxidantes.

Entre esses alimentos, existe um com grandes funções no combate a doenças vasculares, alzheimer e câncer: o licopeno. É possível dizer que o licopeno é um dos mais importantes antioxidantes atualmente, sendo consumido sempre que um alimento vermelho, como o tomate, é ingerido.

Para explicar melhor o que são os radicais livres, antioxidantes e o licopeno, trouxemos um artigo especial para você saber tudo e não deixar de incluir na sua dieta.

 

Conheça o poder do licopeno | Konjac MassaMF

 

O que são os radicais livres?

Muito conhecidos por conta da propaganda negativa sobre seus efeitos, os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente pelo corpo humano. Porém, elas apresentam um problema: por possuírem um número ímpar de elétrons, elas são extremamente instáveis e reativas, buscando se ligar a outros elétrons para atingir a estabilidade.

Para não entrar em um assunto muito técnico, isso significa que os radicais livres causam uma reação em cadeia alterando outras moléculas, o que pode prejudicar o corpo humano, criando substâncias que prejudicam a pele e os órgãos internos. Isso pode gerar no corpo uma reação inflamatória chamada estresse oxidativo, danificando o organismo.

Esses radicais livres, apesar de naturais, podem ser produzidos em excesso por conta de fatores externos ao corpo como:

  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Exposição excessiva aos raios UV;
  • Poluição do ar;
  • Consumo acidental de alimentos com pesticidas ou produtos químicos.

Outras situações podem gerar radicais livres, como os exercícios físicos. Porém, é possível evitar e conter o estresse oxidativo por meio de substâncias naturais chamadas antioxidantes. No próximo tópico, vamos explicar mais sobre a importância dos antioxidantes e o porquê de existir uma busca muito grande pelo seu consumo atualmente.

Saiba o que são os antioxidantes

Como mencionamos acima, os antioxidantes são substâncias que ajudam a conter os radicais livres e a evitar o estresse oxidativo, preservando o corpo humano. Além disso, boa parte dos antioxidantes também auxilia em processos fisiológicos, como é o caso da vitamina C, importante nutriente que cumpre seu papel no sistema imunológico e na cicatrização.

Para explicar mais a fundo: os antioxidantes doam um de seus elétrons ao radical livre, estabilizando a molécula e evitando a reação em cadeia. Com isso, o estresse oxidativo não acontece.

Esse tipo de substância é, normalmente, encontrada em alimentos naturais como as frutas, legumes, verduras, sementes e grãos. Por isso, uma alimentação saudável necessita da inclusão de alimentos funcionais como os que fornecem os antioxidantes. Também é possível o consumo dos antioxidantes por meio de suplementação, porém ela não é recomendada, caso a alimentação já cumpra o seu papel.

Entenda mais sobre o papel dos alimentos funcionais aqui.

8 alimentos que fornecem antioxidantes ao corpo

  1. Frutas cítricas;
  2. Frutas vermelhas;
  3. Azeite de Oliva;
  4. Açafrão;
  5. Mamão;
  6. Abacaxi;
  7. Uva;
  8. Tomate.

E, obviamente, esses alimentos trazem bem mais do que apenas antioxidantes. A grande maioria deles está repleta de diversas vitaminas e minerais, auxiliando no funcionamento e na nutrição correta do corpo humano. Eles, inclusive, são parte importante de dietas para o emagrecimento.

Entre um dos antioxidantes, destaca-se o licopeno, substância presente em alimentos da cor vermelha, com efeito protetor contra diversos problemas dos radicais livres. No próximo tópico, vamos entender melhor sobre o seu papel.

Conheça os benefícios do Licopeno

Licopeno é uma substância natural presente em diversos alimentos vermelhos, especialmente no tomate, onde ela se encontra na casca e na polpa. Este antioxidante, parte dos carotenóides, ajuda de forma efetiva no combate aos radicais livres, protegendo as células do estresse oxidativo e das doenças que elas podem trazer, tendo também uma função anti-inflamatória no corpo.

Os carotenóides, classe de substâncias que inclui o licopeno, o betacaroteno, a luteína e outros, são pigmentos presentes em diversos vegetais, frutas e bactérias, conferindo as cores vermelho, amarelo e laranja. Nos seres onde eles são produzidos naturalmente, os carotenóides auxiliam no processo da fotossíntese e evitam os danos solares.

No ser humano, eles atuam prevenindo diversas doenças causadas pelo estresse oxidativo. Porém, como não são produzidos de maneira orgânica pelo ser humano, devem ser ingeridos por meio da alimentação ou da suplementação.

O licopeno destaca-se dos outros carotenóides pela sua função de retirada de elementos oxidantes do sangue, impedindo a sua circulação e os danos causados por eles. Essa sua função está sendo estudada e já mostrou a diminuição no risco de câncer, doenças cardiovasculares e problemas com a insulina.

Saiba mais sobre a massa feita com Konjac

Ter uma alimentação saudável envolve diversos pontos como a ingestão correta de nutrientes, a adição de alimentos funcionais na dieta e o cuidado com as calorias. Para garantir isso, existem diversos alimentos que podem ser utilizados e garantir que não se perda nem o sabor nem a saúde.

Entre eles, está a massa feita com o tubérculo Konjac. Possuindo apenas 9 calorias e nenhum carboidrato, gordura ou sódio, a massa de Konjac ainda beneficia o sistema digestivo por conta da presença de 4 gramas da fibra solúvel Glucomannan, o que possibilita a regulação do intestino e a saciedade.

Além disso, todas as massas feitas com o tubérculo conseguem ser incorporadas à dieta, trazendo um sabor diferente e muito bom. Experimente misturar alimentos com o tomate (seja a fruta ou o molho) com um espaguete de Konjac!

Encontre mais dicas de alimentação com a Konjac

Encontre receitas saborosas no Blog da Konjac Massas MF. Em nosso blog, estão dicas e explicações sobre alimentos, exercícios e nutrientes ideais para o seu corpo. Acesse agora mesmo.

E não perca também as receitas especiais para você fazer com a sua família, usando da única massa zero carboidratos e com baixas calorias do Brasil. Conheça mais opções.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente