Como emagrecer com saúde?

Imagem como emagrecer com saúde? | Konjac Massa MF

A pergunta de um milhão de reais da vida moderna é: Como emagrecer com saúde?

Não é para menos, afinal, uma em cada quatro pessoas adultas está obesa no país, segundo dados do IBGE. Os números preocupantes se tornam ainda mais impressionantes quando notamos que mais de 60% da população acima de 18 anos está acima do peso.

Logo, uma das dúvidas mais comuns é como perder peso de maneira saudável, sem fazer loucuras ou ter que recorrer a dietas da moda. Por incrível que pareça, é fácil perder peso de forma saudável. O lado difícil é ter que fazer todos os dias as mesmas recomendações e não se cansar ou sentir a necessidade de se recompensar.

Pensando nisso, a Konjac trouxe algumas dicas para você acabar com os quilinhos extras e dar adeus à gordura sem comprometer a saúde.

 

Imagem como emagrecer com saúde? | Konjac Massa MF

 

Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

Antes de partirmos direto para as dicas, é hora de separar os dois conceitos para que você possa entender melhor. Apesar de utilizarmos os dois de forma intercambiável (como sinônimos), eles representam duas noções diferentes e que fazem diferença!

Vamos entender melhor?

Perder peso

O nome é uma explicação bem significativa! Perder peso é diminuir a massa corporal e, consequentemente, o número que você vê na balança. É claro que é importante perder peso, mas nem sempre ele mostra uma realidade. Você pode perder peso da quantidade de água, pode perder massa muscular, etc. Podemos dizer que ele é um norte, mas não representa tudo.

Emagrecer

O ato de emagrecer é bem mais do que apenas diminuir o número em uma balança. Ele está relacionado à perda de quantidade de gordura em relação ao peso corporal. Ou seja, você pode perder poucos quilos, mas ter uma diminuição considerável do percentual de gordura. E é esse percentual que realmente nos diz sobre saúde e qualidade de vida.

Como emagrecer com saúde?

Agora, estamos prontos para compreender o que é preciso fazer para emagrecer com saúde, sem perder qualidade de vida ou deixar de lado o aspecto social e cultural. Existem diversas recomendações diferentes, mas lembre-se que algumas podem funcionar para você, outras não. Você é a pessoa que mais conhece o seu corpo!

Então como manter a saúde enquanto é feito todo o processo de perda de peso? Simples, é preciso manter uma dieta saudável e equilibrada, com todos os nutrientes, e somar exercícios físicos regulares para a queima da gordura. Conseguindo um déficit calórico diário na faixa adequada, é possível emagrecer rapidamente sem ficar sujeito a doenças infecciosas ou autoimunes.

E para ter isso, podemos seguir algumas recomendações muito precisas para a saúde como:

Aumentar o consumo de fibras

Quem deseja emagrecer com saúde não pode subestimar a importância da inclusão de fibras solúveis na alimentação. Elas não só melhoram a saúde do aparelho digestivo, como ajudam na sensação de saciedade. As fibras, como o Glucomannan (presente na raiz Konjac), se transformam em uma espécie de gel que retarda o esvaziamento gástrico de forma saudável.

Com isso, as pessoas sentem menos necessidade física de se alimentar, garantindo que a ingestão calórica não aumente. Além da raiz Konjac, as fibras são encontradas em legumes, grãos e folhas verdes.

Acrescente mais grãos à dieta

Os grãos são uma ótima forma de garantir uma dieta com minerais e vitaminas adequadas, além de ajuda na absorção dos mesmos. Eles ainda são ricos em fibras e podem substituir a necessidade por carboidratos em algumas refeição menor, como a ceia ou o lanche.

Cuidado com os sucos

Sucos são saudáveis? Sim! Mas eles podem fazer parte de uma dieta para emagrecer? Talvez não. Os sucos são extratos da parte mais calórica da fruta, com muitos açúcares simples e naturais, porém sem as fibras e alguns nutrientes que estão no bagaço e na casca.

Exceto algumas opções como o suco de limão, o ideal é comer a fruta ao invés de beber suco. Porém, em alguns planos nutricionais, é possível encaixar um ou outro suco sem açúcar. Ah, e nada de sucos de caixinha! O ideal são sucos feitos na hora com frutas de verdade.

Sono é o melhor remédio

Dormir ajuda a regular diversos hormônios que tem a ver com a fome, saciedade e também com o estresse. Pessoas com problemas para dormir ou com um sono de má qualidade, tendem a se alimentar pior e ingerir mais calorias, o que resulta em aumento do peso.

Dormir bem, então, é uma medida eficaz para contribuir no emagrecimento saudável. Aliás, para pessoas que treinam pesado, o sono é fundamental para a recuperação e para evitar lesões.

Atividade física é inescapável, mas a musculação é preferencial

Fazer atividades como correr, nadar e pedalar é uma das principais escolhas na hora de perder peso, garantir a queima calórica e a melhora na condição física. Entretanto, para emagrecer com saúde, também é preciso fortalecer os músculos. Isso por alguns motivos como:

  • - Os músculos gastam mais energia, logo o aumento de massa muscular pode possibilitar uma necessidade calórica maior e aumentar a quantidade de calorias para manter o corpo. Isso ajuda a tornar a dieta menos restrita;
  • - A musculação ajuda na regulação do metabolismo do corpo, auxiliando na liberação de hormônios para o bem-estar e recuperação.

Inclua alimentos termogênicos na dieta

Termogênico significa que o alimento ajuda a aumentar a temperatura e o metabolismo, forçando a queima de gordura. Esse aumento é saudável, desde que o consumo seja dentro da recomendação diária. Abaixo, listamos alguns alimentos fundamentais para o efeito termogênico:

  • - Café;
  • - Pimenta vermelha;
  • - Mostarda;
  • - Guaraná;
  • - Gengibre;
  • - Chá Verde.

Como o Konjac ajuda a emagrecer com saúde?

Como já mencionamos aqui no blog, o konjac é um tubérculo de origem asiática, consumido principalmente no leste do continente. Parte da culinária sino-japonesa há milênios, a raiz é usada como parte da alimentação e de chás.

Mas ele é bem mais que apenas um alimento normal! É possível fazer massas com o konjac que possuem zero carboidratos, sendo o seu volume composto apenas por água e a fibra solúvel Glucomanan, que traz mais saciedade que outras fibras. Com isso, o Konjac mostra seu potencial excelente para dietas de emagrecimento e reeducação alimentar para uma vida mais saudável.

O Glucomanan ainda traz diversos benefícios para o corpo humano como sua ação probiótica e anti-inflamatória.

É possível emagrecer comendo massas!

Não é mentira! É possível unir o emagrecimento saudável com o consumo de massas. Para isso, basta contar com as massas da Konjac Massas MF. As massas são feitas com o tubérculo konjac, como mencionamos, e possuem menos de 10 calorias por porção, além de zero carboidratos.

Para encontrar produtos feitos com konjac, conheça a nossa loja.

E não perca em no nosso blog, mais dicas sobre o corpo, nutrientes, alimentos e bem-estar. Saiba mais clicando aqui.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente