Como evitar as cãibras?

Como Evitar as Cãibras? | Konjac MassaMF

Se você tem o costume de se exercitar, é muito provável que você já tenha se deparado com a temível cãibra. Uma dor bem acentuada provocada de forma involuntária e que causa a contração dos músculos em determinada parte do corpo. Ela não é uma lesão necessariamente, mas demonstra alguns sinais de despreparo para a atividade física no momento. Então como evitar as cãibras?

Existem diversas formas que vão desde a alimentação saudável, ingestão de micronutrientes, alimentos funcionais até o cuidado com a intensidade do treino, dos equipamentos utilizados e repouso. Normalmente, quem sente cãibras constantemente não está apto para realizar o exercício naquela intensidade.

É claro que existem exceções à regra, como no caso de jogadores de futebol extenuados após os 90 minutos. Mas, hoje, trataremos do que é mais frequente.

Então como não sofrer com cãibras?

 

Como Evitar as Cãibras? | Konjac MassaMF

 

O que é cãibra?

Cãibra é uma contração muscular intensa que surge de maneira repentina, podendo ser causada por algum esforço ou não. Ela causa dores muito fortes, incapacitando momentaneamente o praticante de atividades físicas. Por isso, é preciso muito cuidado na hora e evitar aumentar a intensidade da dor.

Apesar de poder acontecer em outros momentos, como na hora de dormir, a cãibra aparece durante a hora do exercício físico, na maior parte das vezes. Isso se deve à falta de condicionamento ou exagero na intensidade do treino, o que leva o corpo a perder sais minerais e também à fadiga muscular. Com a perda de sódio e potássio, a contração muscular pode acontecer de forma repentina.

Caso você sinta uma cãibra, veja como fazê-la passar:

  • Massageie o local;
  • Faça alongamentos;
  • Pare o exercício e repouse;
  • Evite o contrair o músculo;
  • Se necessário, procure ajuda médica para tratamento com medicações.

No próximo tópico, vamos explicar como é possível evitar (ou reduzir ao máximo) o aparecimento das cãibras.

Como evitar as cãibras?

O primeiro passo para evitar as cãibras é conhecer bem o seu corpo e ser acompanhado por profissionais na hora do exercício físico. Parece uma dica simples e boba, mas muitas cãibras só aparecem porque as pessoas ultrapassam os seus limites na hora do exercício.

A seguir, vamos ver mais algumas dicas sobre o que é possível fazer para não sofrer com as contrações musculares:

Faça os exercícios adequados para você

Começar devagar e com pouco peso não é demérito para ninguém. Afinal, toda prática esportiva é um processo evolutivo rumo ao melhor condicionamento. Saber disso e adequar o ritmo de treinos para o seu organismo é fundamental para não sofrer com dores da cãibra. E sempre tenha um profissional ao seu lado para direcionar o seu exercício para evitar lesões.

Faça alongamentos

Realizar alongamentos de forma frequente também pode reduzir a incidência de cãibra. É preciso cuidado e progressão, mas a prática evita que o encurtamento muscular traga problemas para o corpo.

Alimente-se corretamente

O primeiro passo para não sofrer com as cãibras é ter uma dieta saudável, composta por alimentos funcionais, não-alergênicos, com muitas vitaminas e minerais, especialmente o sódio, o potássio e o cálcio. Além disso, é fundamental incluir nesta alimentação saudável os carboidratos antes do treino, visando a energia durante a prática.

Alimentos como as massas feitas com Konjac podem contribuir com a ingestão de água e também de outros nutrientes, auxiliando na melhoria da alimentação para o treino.

Saiba mais sobre o Konjac e as massas feitas com ele aqui.

Esteja sempre hidratado

A falta de hidratação é um dos maiores causadores da cãibra. Por isso, ingerir a quantidade correta de água antes do treino e ir bebendo líquidos durante a prática para repor o que foi perdido é fundamental. Aposte também em isotônicos (especialmente os que não tiverem grandes quantidades de açúcar) para evitar sofrer com as cãibras. Lembre-se que a falta de água no corpo pode causar bem mais que cãibras.

Mas se mesmo assim a cãibra aparecer, fique calmo! Ela vai passar com o tempo. Apenas ingira mais água e repouse. Aproveite para tomar um banho e descansar a musculatura.

Encontre mais dicas para o seu corpo no Blog da Konjac

Para ter o melhor da saúde e ainda encontrar receitas deliciosas, o seu lugar é no Blog da Konjac Massas MF. Nele, trazemos dicas para o seu corpo, orientações para prevenir o aparecimento de doenças, dicas sobre alimentação e exercício físico, explicações sobre nutrientes e informações sobre diversos alimentos. Acesse agora mesmo.

E não perca também as receitas especiais para você fazer com a sua família, usando da única massa zero carboidratos e com baixas calorias do Brasil. Conheça mais opções.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente