Dicas para a alimentação saudável de quem tem pouco tempo

Dicas para a alimentação saudável de quem tem pouco tempo

A rotina da vida moderna modificou os hábitos do ser humano. Afinal, no passado, não era comum passar o dia no escritório e mal ter tempo para cozinhar à noite. Isso para não falar sobre não ser possível almoçar em casa e depender de marmitas, restaurantes à KG e fast food. É possível afirmar que a mudança nos hábitos é responsável pela pior na saúde alimentar. 

Mas como seria possível se alimentar bem e de forma saudável sem ter muito tempo? Bom, existem diversas formas para isso! E não tem como deixar de mencionar: é preciso sacrificar um pouquinho do fim de semana e do tempo livre para ganhar no lado da saúde do organismo. 

A Konjac traz algumas dicas neste texto para quem precisa se tornar mais saudável mesmo tendo pouco tempo. Basta se preparar um pouco que é fácil, prático e é saboroso montar as refeições diárias! Veja nos próximos tópicos. 

Como conciliar a alimentação e a rotina apressada? 

A correria do dia a dia é uma constante na sociedade há muitos anos. Até por isso, é comum que existam, nas grandes cidades, os restaurantes que ficam em localidades centrais e abrem só para o almoço ou, então, o fenômeno recente das quentinhas com proteínas e carboidratos que podem ser vendidas via delivery ou até do porta-malas de um carro. 

Então como conciliar uma alimentação saudável e uma rotina pesada sem acabar recorrendo a fast foods ou restaurantes caros? 

Existem diversas formas! Algumas mais trabalhosas e outras menos, porém todas com uma possibilidade real de manutenção da saúde. É claro que existem especificidades em todos os casos e cada trabalhador entende melhor sobre suas necessidades e dificuldades.  

Quem precisa fazer essa conciliação deve entender o seu caso e procurar comer mais comida vinda de casa e menos comida "da rua", aprendendo também sobre nutrição, balanço calórico e outras características fundamentais para uma alimentação saudável.  

A seguir, vamos trazer algumas dicas fundamentais para quem quer comer melhor, sem comer menos na correria diária. 

Dicas para a alimentação saudável de quem tem pouco tempo 

Agora é hora de preparar o bloco de notas, salvar o link e anotar tudo que for possível para poder aplicar no seu dia a dia. Mas não precisa ficar preocupado! Adotar uma alimentação saudável na rotina puxada não é difícil, é preciso apenas algum cuidado e planejamento.  

Vamos às dicas: 

Faça um cardápio semanal 

Tem forma melhor de manter a dieta do que planejando? Com o planejamento feito de forma certinha, pensando em cada horário disponível e os alimentos necessários, é possível estar sempre com as refeições prontas para o consumo no horário adequado. Isso ajuda tanto quem quer emagrecer, quanto quem busca a hipertrofia muscular. 

Tire um dia para cozinhar! 

Ao invés de todo dia à noite encarar a cozinha, opte por deixar o maior número possível de refeições prontas durante o fim de semana. Se você não tiver espaço para colocar as marmitas individualmente na geladeira, deixe as refeições prontas, com os vegetais, legumes e frutas lavados, preparando pela manhã cada marmita sem ter que recorrer a um grande preparo. 

Se possível, leve as marmitas de casa 

Levar a refeição de casa é sempre melhor do que comer fora! Mesmo que a opção seja feita por saladas ou alimentos naturais, você não tem controle sobre molhos ou sobre a preparação, fatores que podem adicionar calorias e carboidratos além do seu planejamento diário. 

Se for possível, tenha várias marmitas para levar de casa e verifique se é possível esquentá-las. Caso não seja, procure alimentos leves como a salada e pequenos lanches para o dia, como frutas, oleaginosas e sanduíches naturais. Em último caso, leve apenas a refeição principal (almoço) e alguma barrinha para um período de mais fome. 

Opte por alimentos fáceis de preparar 

Muitas vezes ao chegarmos em casa cansados do trabalho, optamos pelo delivery e também sequer pensamos na comida do dia seguinte. Por isso, alimentos de fácil preparo encaixam bem na dieta nessas horas! Por exemplo, as massas feitas com Konjac ficam prontas rapidamente, só sendo preciso acrescentar molho e ingredientes desejados. 

Alimentação saudável precisa de ingredientes naturais! 

O recado neste ponto é para que você evite embutidos, enlatados, alimentos processados e refinados. Isto é, opte, na maior parte do tempo, por comida "de verdade". Ao fazer a sua compra do mês e da semana, escolha alimentos naturais e que façam bem como hortaliças, tubérculos, frutas, grãos e cereais. Eles trazem diversos micronutrientes que podem, inclusive, ajudar na sua disposição para o dia a dia! 

Rotina corrida não é desculpa pra deixar de lado a saúde! 

A alimentação saudável é um dos principais pontos de manutenção da saúde do organismo. Para quem já sofre com problemas como a obesidade, o diabetes e a hipertensão, a nutrição correta ajuda a voltar ao equilíbrio do organismo e uma melhora dos indicadores da saúde. 

E para garantir uma alimentação saudável, é preciso se preocupar com os nutrientes que vão ser ingeridos, tanto os micronutrientes como os macronutrientes. Não pode faltar Vitamina C, Vitamina D, Zinco, Ferro, Magnésio, entre muitos outros. Assim como também não pode faltar o consumo de fibras e água!

Neste último caso, um ótimo auxílio para a alimentação é a inclusão de fibras solúveis na dieta, como a presente nas massas feitas de Konjac. Os produtos feitos com este ingrediente possuem a Glucomannan, fibra solúvel de alta qualidade que garante a saciedade e a preservação da saúde intestinal. 

Além disso, alimentos feitos com Konjac são ideais para dietas hipocalóricas e com carboidratos baixos. Isso se deve às massas feitas com o vegetal não possuírem açúcares em sua composição e terem apenas 9 kcal a cada 100 gramas, um valor muito inferior a um macarrão ou arroz.  

Saiba mais sobre os benefícios do Konjac aqui. 

Alimentação saudável e prática com a Konjac 

As melhores dicas sobre alimentação saudável, nutrientes, receitas e dicas para o dia a dia, você encontra no Blog da Konjac. São inúmeros artigos voltados para uma vida plena e cheia de sabor, sem nunca esquecer da saúde e da prevenção de condições médicas. 

Quer saber mais? Acesse o nosso blog. 

E não perca a chance de incrementar seu consumo de fibras. Conheça os produtos da nossa linha de massas feita com Konjac, o primeiro macarrão zero carbo do Brasil. 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente