Dicas para começar a ter uma vida saudável sem esforço

Dicas para começar a ter uma vida saudável sem esforço

Começar uma vida mais saudável é um dos grandes desejos de uma boa parte das pessoas. Seja pela adoção de hábitos alimentares melhores, começo da prática de exercícios físicos ou, simplesmente, uma melhora geral nas atividades do dia a dia, a busca por uma vida menos prejudicial para a saúde parece uma constante para o século XXI.

Mas como isso seria possível?

Os primeiros passos devem ser pequenos e constantes, visando a construção de uma rotina mais tranquila e boa para o organismo. Então melhorar o sono, evitar dormir muito tarde, diminuir o uso de telas e comer mais vezes em casa, evitando o fast food são fundamentais.

Nos próximos parágrafos, vamos trazer dicas para você começar a ter uma vida saudável sem esforço agora mesmo.

O que é uma vida mais saudável?

Encontrar a saúde na vida vai bem além de ter ou não doenças infecciosas no momento. Isto é, você pode não estar sofrendo com um resfriado, mas está com o corpo debilitado, necessitando de hábitos melhores para recuperar o equilíbrio que ele necessita para se encontrar bem.

Essa saúde, de maneira geral, encontramos ao unir os pilares para o cuidado com o corpo como:

● Alimentação saudável com os nutrientes necessários;

● Exercício físico regular;

● Repouso de qualidade e diário;

● Lazer.

Somando esses fatores, encontramos saúde para o nosso corpo e também para o nosso cérebro, afinal não é saudável viver só para o trabalho, muito menos passar o dia inteiro sentado em uma cadeira. Por isso, vamos trazer dicas do que é necessário fazer para encontrar um estilo de vida saudável rapidamente.

Dicas para começar a ter uma vida mais saudável sem esforço

Pode parecer um paradoxo, mas ter uma vida mais saudável não é algo que deva demandar qualquer esforço. O esforço consiste em repetir todos os dias o que é ideal para a saúde. Porém, com o tempo, as dicas viram hábitos e se tornam mais fáceis de serem repetidas!

Vamos ver algumas dessas dicas para a vida saudável abaixo:

Beba mais água!

A água é um dos ingredientes mais fundamentais da vida. Sem ela, o metabolismo do organismo não funciona direito. Ou seja, as funções vitais ficam reduzidas e podem começar a falhar. Porém, ela vai além disso! A água auxilia na manutenção da temperatura corporal, na saúde do sistema digestivo e na eliminação de toxinas do corpo.

Contudo, é preciso ter cuidado: a água deve ser bebida aos poucos ao longo do dia, sem ultrapassar os limites do organismo. Para quem se exercita, quatro a cinco litros de água ou líquidos é o suficiente. Em outros casos, a quantidade varia de dois litros e meio a três litros.

Exercite-se diariamente!

Se o sedentarismo é um dos males do século, uma das principais formas de mudar a situação é apostar em atividades físicas regulares, né? Não importa se você deseja emagrecer ou apenas se manter ativo, a prática esportiva auxilia o funcionamento do corpo, prevenindo doenças (incluindo a obesidade) e tornando os outros aspectos da rotina mais fáceis, já que ele influencia diretamente o ânimo e a disposição.

Fazer, pelo menos, 30 minutos de exercícios leves a moderados diariamente com uma folga na semana é o suficiente para a manutenção do corpo. Para emagrecer, entretanto, pode ser necessário mais tempo e uma intensidade maior.

Prefira alimentos funcionais

Já falamos sobre os alimentos funcionais aqui e como eles podem ajudar o nosso corpo, fornecendo nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo. Manter na dieta uma grande quantidade de alimentos funcionais, trazendo mais saúde digestiva, assim como para todos os outros sistemas é fundamental! Experimente incluir frutas cítricas, soja, tomate, entre outros.

E não se esqueça do Konjac! As massas feitas com o tubérculo asiático são um dos principais alimentos funcionais para o século XXI. Suas propriedades envolvem a baixa quantidade calórica, a ausência de carboidratos e a ausência de sódio, auxiliando na prevenção e tratamento de três grandes males modernos: obesidade, diabetes e hipertensão.

Sem mencionar que a fibra solúvel presente no Konjac, o Glucomannan, auxilia na digestão, garantindo a melhor absorção de diversos nutrientes.

Para saber mais sobre Konjac, clique aqui.

Evite alimentos industrializados

Podemos dizer que essa dica é um prosseguimento da última! Os alimentos industrializados contém, em sua maioria, aditivos que melhoram o seu sabor, conservam por mais tempo e alteram suas propriedades visando mais vendas, porém isso não é bom para o corpo humano. Muitos desses aditivos podem trazer doenças e inflamação para o corpo humano, sendo alguns deles responsáveis por doenças como o câncer.

Além disso, alimentos industrializados podem ser extremamente calóricos e aumentar o peso de uma pessoa, o que acaba por si só trazendo mais problemas para o corpo.

Por isso, uma das principais dicas da Konjac é: alimente-se de comida natural, fresca e abuse de itens saudáveis como legumes, verduras e frutas.

Descansar faz bem!

A nossa última dica não poderia deixar de ser sobre um item tão negligenciado: o descanso! Quantas pessoas reclamam da falta de energia e do excesso de cansaço, porém estão sempre dormindo pouco e com um sono de má qualidade? Provavelmente muitas! E existe uma conexão entre os dois fatores.

Dormir bem garante ao corpo a energia necessária para enfrentar o dia a dia, processar informações e se recuperar do estresse físico causado pelas atividades. Sem isso, o corpo fica debilitado e suscetível a problemas como inflamações e infecções. Fora a evidente perda de energia!

Para evitar chegar a esse ponto, o ideal é descansar, pelo menos, 8 horas por dia, em um ambiente escuro e tranquilo. Fazer a higiene do sono, largar o celular bem antes de dormir e evitar o consumo de cafeína à noite também é muito importante.

Para mais dicas, siga o blog da Konjac

Um estilo de vida saudável é fácil de ser atingido em pouco tempo. Mas, para isso, é preciso saber o que fazer. E nada melhor do que ler recomendações, dicas e explicações para poder aplicar ao seu dia a dia hábitos melhores. A Konjac traz, em seu blog, diversos artigos para você que deseja entender mais sobre a sua saúde e como você pode ser uma pessoa mais saudável, afinal sempre há algo que possamos melhorar.

Acesse nosso blog agora mesmo.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente