Dicas para não procrastinar

Imagem banner Dicas para não procrastinar | Konjac Massas MF

Procrastinar faz parte da vida. É tão comum que se especula que cerca de 20% dos adultos sejam procrastinadores crônicos. Mas como evitar essa tendência? Existem dicas para não procrastinar e ser mais produtivo em um ambiente de trabalho, na vida pessoal e na educação? 

Existem! É possível controlar a procrastinação seguindo alguns passos. Contudo, é importante ressaltar que nem todo dia vai ser possível contornar integralmente a procrastinação. O que mais importa é estabelecer rotinas e evitar ao máximo deixar de fazer o que é necessário, sem perder de vista a qualidade de vida. 

Quer saber como evitar a procrastinação? Leia as dicas da Konjac! 

 

Dicas para não procrastinar

 

O que é procrastinar? 

O ato de procrastinar, a procrastinação, é a ação de adiar ou prolongar uma situação, independentemente de qual seja e qual o seu grau de dificuldade. Pode ser uma tarefa de trabalho, um dever na escola, uma entrega acadêmica ou um pedido de um amigo, o que importa é que eles vão ser adiados sem um motivo aparente. 

Ao invés de fazer o que é necessário, procrastinadores tendem a realizar tarefas mais prazerosas no momento ou mesmo não fazer nada. A razão pode ser psicológica, motivada por alguma espécie de ansiedade ou dificuldade de socialização, mas também pode ter origem na falta de concentração. 

Motivos psicológicos para a procrastinação podem necessitar de tratamento com um profissional. Entre em contato com um psicólogo de sua confiança para saber mais sobre.  

Algumas causas citadas como motivo para procrastinação são: 

  • Tarefas simples que podem ser feitas depois; 
  • Tarefas difíceis que demandam energia; 
  • Medo de errar; 
  • Medo de receber críticas; 
  • Falta de preparo para tarefas. 

Muitas vezes, o adiamento das tarefas parte de uma simples desorganização. E, em poucos passos, é possível começar a deixar de lado a procrastinação. 

Dicas para parar de procrastinar 

Neste tópico, vamos lembrar: vencer a procrastinação demanda organização, foco e rotina! Somando os três, é possível realizar todas as tarefas necessárias e ainda aumentar a produtividade na vida de uma forma geral. Isso inclui também a procrastinação na dieta! Seguir um plano com comida saudável e alimentos funcionais é mais fácil do que pensar em cada refeição na hora. 

Agora, vamos às dicas para não procrastinar! 

1 - Estabeleça uma rotina 
Rotinas são uma forma de sabermos o que esperar do dia em cada momento. A hora de trabalhar, o almoço, a hora livre, etc. Tudo isso ajuda a manter o foco e não desviar a atenção. Para quem tem problemas maiores com a procrastinação, começar o dia com tarefas simples e evoluir para tarefas maiores pode fazer a diferença! 

2 - Analise as demandas 
Se as demandas do seu trabalho ou da vida estão excessivas, verifique o que está acontecendo. Muitas vezes, a culpa não passa pelas suas mãos, mas o excesso pode causar ansiedade e atrapalhar o trabalho. Converse com superiores e colegas para dividir tarefas, neste caso. 

Caso você identifique o problema como a falta de organização, volte à dica número 1! 

3 - Faça o método Pomodoro 
Técnica de estudo criada pelo italiano Francesco Cirillo, consiste em separar 25 minutos para o estudo ou para uma tarefa, intercalando com 5 minutos de descanso. Com isso, você pode tentar abstrair o resto do mundo pelo tempo da tarefa e descansar nos 5 minutos. 

 Existem variações com 30, 40 ou 50 minutos também. O mais importante é você se adaptar a uma delas e seguir fielmente. Deixe o celular no mudo, não olhe as redes sociais e foque na tarefa pelo tempo estipulado! 

4 - Conte com Imprevistos 
Problemas acontecem. Não tem muito o que fazer a não ser contorná-los. Programe-se para eles! Adicione horários estratégicos na rotina para a resolução de tarefas de última hora, conte com alterações e não se esqueça de inserir um tempo para se precisar comprar algo urgente! 

5 - Tente entender o motivo da procrastinação 
Não é necessariamente uma dica, mas talvez seja um conselho. Entender porque você adia as tarefas é um passo importante para saber como começar a evitar a procrastinação. Converse com profissionais da saúde mental, converse com amigos e converse com a sua família, tente perceber onde está o motivo. 

6 - Faça as coisas na hora! 
Assim que receber uma tarefa, tente realizá-la! Se ela for simples, você não terá mais tarefas para o futuro; se ela for complexa, o início já foi dado! Serve também para afazeres domésticos como lavar a louça, logo após comer! 

7 - Não se repreenda 
Procrastinar é normal, mesmo para pessoas ativas e concentradas. O importante é não tornar um hábito essa situação. Mas, uma vez ou outra, não existe problema algum em procrastinar. 

Confira as dicas do blog da Konjac Massas MF! 

Agora, você está munido de dicas para evitar a procrastinação! Tente aplicá-las em todas as áreas da vida, incluindo na alimentação. Não deixe para o ano que vem, o início da sua dieta. 

No Blog da Konjac, você encontra dicas para uma alimentação saudável, com alimentos perfeitos para a sua refeição diária. Entre no blog e conheça mais sobre as nossas dicas. 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente