Dicas saudáveis para melhorar a memória

Dicas para Melhorar A Memória | Konjac Massa MF

Existem pessoas com memórias melhores e piores por natureza. Aposto que você tem alguém próximo que se lembra de tudo e alguém que tem dificuldades para lembrar até o almoço. Porém, com o passar do tempo e o envelhecimento progressivo, a memória tende a piorar, principalmente se não exercitarmos a sua capacidade.

Existem inúmeras dicas saudáveis para melhorar a memória sem esforço, envolvendo alimentação, jogos, estudo e muito mais. Inclusive, apesar de tantos pais terem condenado, os videogames podem trazer benefícios enormes para a memória, especialmente quando jogados durante a infância. É claro que não pode ser exagerado, mas um tempo regular para jogar não faz mal algum. Saiba mais sobre isso aqui.

 

Dicas para Melhorar A Memória | Konjac Massa MF

 

Vamos ver como melhorar a memória e quais dicas podemos usar no dia a dia?

Entenda o que é a memória

Você experiência a memória todos os dias, mas você sabe o que ela é? Memória é como chamamos a capacidade do cérebro armazenar informações que foram adquiridas ao longo dos dias. Existem diversas formas pelas quais elas podem ser armazenadas e virar parte da nossa consciência, envolvendo também mecanismos cerebrais diferentes.

As formas mais comuns do funcionamento da memória são:

Memória de Procedimento

Esse tipo está relacionada a informações que não são verbais, como movimentos, sensações, pensamentos e instinto.

Memória Declarativa

Está ligada aos fatos e dados recebidos por informações verbalizadas, visuais, auditivas e táteis. Pode ser imediata, de curto ou longo prazo.

Ambos os tipos de memória podem ser estimulados e devem ser trabalhados para que tenhamos melhores condições de vida ao longo dos anos. Para isso, existem diversas formas de conseguir trabalhar o cérebro e vamos ver mais sobre elas abaixo.

Dicas saudáveis para melhorar a memória

O cérebro, assim como todo o resto do corpo, se beneficia de muitos hábitos que o exercitem e o preparem para atividades e também para o futuro. Ou seja, você também pode malhar o cérebro ou se alimentar visando a melhor condição das suas respostas cerebrais. Parece mentira, mas diversos alimentos ajudam neste sentido, sem mencionar o eixo corporal que liga cérebro e sistema digestivo.

Inclusive, é recomendado se alimentar de itens que favoreçam a microbiota para ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro. Por isso, alimentos ricos em fibras solúveis (que são digeridos pelos micróbios do intestino), como as massas feitas com o tubérculo Konjac, são importantes também para o cuidado com a mente.

Vamos ver dicas para melhorar a memória de forma saudável:

Alimente-se bem

Falamos acima, mas não custa repetir! Ingerir certos tipos de alimentos como vegetais verde-escuros, dotados de luteína, ajuda na melhora da memória e afia o raciocínio.

Além deles, existem diversos tipos de nutrientes e antioxidantes que podem nutrir o cérebro da melhor forma para melhorar o funcionamento cerebral. São alimentos com selênio, colina e outros nutrientes.

Abaixo, deixamos 10 alimentos que ajudam na melhora da memória:

  1. Espinafre;
  2. Couve;
  3. Salmão;
  4. Chocolate amargo;
  5. Ovos;
  6. Café;
  7. Abacate;
  8. Suco de uva;
  9. Azeite de Oliva;
  10. Nozes.

Faça jogos de memória

Exercitar a nossa mente com jogos que exijam o pensamento é uma ótima forma de melhorar a memória. Pense em palavras-cruzadas, jogos de adivinhação, quebra-cabeças, alguns jogos de cartas, sudoku, entre outros. Fazer alguns minutos por dia já ajuda de forma considerável a memória e aumenta a capacidade de memorização.

Trabalhe o foco

A memória funciona com a absorção de informação recebida. Quando existe muita informação chegando ao mesmo tempo, pode existir a falta de absorção de algum ponto ou outro. O aumento do foco também ajuda na realização de tarefas e torna mais proveitosas as jornadas de trabalho e estudo.

Durma bem!

É durante o sono que tudo que foi aprendido durante o dia se torna uma memória! E para isso, um sono de boa qualidade e com a duração de 7h ou mais horas é muito necessário. Dormir mal é, com certeza, uma das maiores causas de perda de memória.

Exercite também o corpo

Corpo são, mente sã, certo? As atividades físicas são responsáveis pela liberação de diversos hormônios, cuidados com o corpo, com o sistema cardiovascular e nascimento de novos neurônios.

Descubra mais dicas no Blog da Konjac

A Konjac é uma empresa de alimentos saudáveis voltados para o bom funcionamento do seu organismo. Nosso foco é trazer a primeira massa zero carboidratos do Brasil para diversas pessoas, explicando mais sobre o funcionamento do Konjac e da sua fibra Glucomannan, uma importante fibra solúvel.

Porém, também trazemos dicas e receitas para que você saiba mais sobre o corpo e sobre os alimentos, podendo decidir melhorar seus hábitos de vida e conseguir encontrar a melhor saúde.

Acesse o nosso blog agora mesmo e leia mais sobre as dicas para o bom funcionamento do seu corpo.

E não perca também as receitas especiais para você fazer com a sua família, usando da única massa zero carboidratos e com baixas calorias do Brasil. Conheça mais opções.

Fonte:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Memória"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/memoria-1.htm. Acesso em 18 de março de 2022.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente