Erros comuns da dieta cetogênica

Erros comuns da dieta cetogênica

Quem quer emagrecer de forma rápida já deve ter ouvido falar sobre a dieta cetogênica. Muito popular, ela promete eliminar alguns quilos através do consumo restrito de carboidratos: o máximo permitido são 30g por dia.

A dieta cetogênica promove a perda de peso porque faz com que o corpo produza energia a partir da queima de gordura, ao invés dos carboidratos que normalmente vêm da alimentação.

É importante dizer que, por ser muito restritiva, é proibido seguir a dieta cetogênica por longos períodos de tempo. O ideal é que esse tipo de alimentação seja seguido por no máximo 3 meses. E claro, somente com a aprovação do seu médico e o acompanhamento profissional de um nutricionista.

Dieta cetogênica x dieta low carb 

Será que dieta cetogênica e dieta low carb são a mesma coisa?

Não, não são. As duas tem como premissa a redução do consumo de carboidratos, mas possuem várias diferenças. Para que você possa entender melhor, vamos explicar:

Dieta low carb consiste em ingerir, em média, até 150g de carboidrato por dia e priorizar alimentos ricos em carboidrato com baixo índice glicêmico. Portanto, a pessoa deve dar preferência para alimentos em que a glicose é absorvida mais lentamente, e assim, não ocorrem picos de glicose ou insulina no organismo. 

Por outro lado, a dieta cetogênica é bem mais restritiva. Como mencionamos, o limite de carboidratos por dia é de cerca de 30g. Aqui, as principais fontes de energia são as gorduras, como ácidos graxos e cetonas. Com a redução de carboidratos, o organismo entra em cetose, um estado metabólico onde a gordura é responsável por fornecer a maior parte da energia para o corpo.

Além da tradicional, existem variados tipos de dietas cetogênicas, como já tratamos neste artigo. Se você quer saber mais sobre a dieta cetogênica, confira.

Apesar de oferecer um emagrecimento rápido, adotar a dieta cetogênica pode trazer riscos à sua saúde se você não ficar atenta em alguns pontos. E é exatamente sobre isso que esse artigo trata. 

Leia também: Alimentos ricos em fibras e o consumo de água.  

Abaixo, confira alguns erros comuns em dietas cetogênicas e as melhores dicas para evitá-los. 

Cortar drasticamente os carboidratos 

Se você está acostumado a ingerir altos níveis de carboidrato diariamente e, de uma hora para outra, passa a consumir quantidades muito baixas, seu organismo vai sentir o impacto de uma mudança drástica. O que pode acontecer nesse caso é a chamada gripe cetogênica, com sintomas que se assemelham ao de uma gripe normal. 

É por esse motivo que é mais seguro para sua saúde ir reduzindo aos poucos o consumo de carboidratos. 

Não consultar um nutricionista antes 

Esta dieta é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos e em casos de insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares e uso de alguns tipos de medicamentos, entre outros. 

Sendo uma dieta restritiva, é fundamental procurar orientação de um profissional especializado. Não aposte nesse tipo de alimentação sem ter um acompanhamento médico, os riscos para sua saúde podem ser grandes.  

Abusar dos laticínios 

Uma das principais razões para as pessoas exagerarem no carboidrato é por questões emocionais. Na dieta cetogênica, o queijo geralmente ocupa esse papel de prazer. Porém, se você abusar dos laticínios, isso irá resultar em um excesso calórico, fazendo com que seu corpo use pouco a sua gordura porque você tem ingerido muita gordura. Limita o consumo de leite, queijo, iogurtes e derivados. 

Beber pouca água 

Beber água é fundamental para a saúde e todo mundo sabe. No caso da dieta cetogênica, é ainda mais importante. Se você diminuir seu consumo de água e cortar o sal, seu organismo vai eliminar mais água e eletrólitos do que estará recebendo. Isso pode ocasionar mal estar, fraqueza, gripe cetogênica, tonturas, entre outros. Por isso, beba muita água e busque um sal refinado ou light. Esses sintomas devem passar em alguns dias. 

Comparar seus resultados com os de outras pessoas 

Essa dica vale para quem estiver seguindo qualquer tipo de dieta: cada ser humano é único. Portanto, não compare a sua dieta nem os seus resultados com os de outra pessoa. Existem diversos fatores que influenciam na perda de peso de cada pessoa, incluindo genética, hábitos alimentares, histórico de oscilação de peso, saúde da flora intestinal, entre muitas outras variáveis. 

Compare-se apenas com quem você foi ontem. Dê tempo ao tempo e não tire os olhos dos seus objetivos. 

Se você quer adotar a dieta cetogênica, aposte em Konjac 

Manter uma dieta cetogênica de forma saudável e sustentável por um longo período é o desafio para muitas pessoas que estão à procura desse padrão e estilo de vida. As massas facilitam esse processo, tornando muito mais fácil e prazeroso. 

Livre de carboidratos, gorduras, sódio e glúten, Konjac é uma alternativa saudável em relação às massas tradicionais. Ao escolher Konjac, você causa um impacto positivo na sua saúde, qualidade de vida, convívio social e no mundo. 

Você não precisa deixar de comer o que ama para aderir à dieta cetogênica. Com Konjac você prepara pratos saborosos, nutritivos e com apenas 9 calorias a cada 100g. Demais, né? 

Pensou low carb, pensou Konjac. 

Clique aqui e conheça a linha de produtos Konjac MF. 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente