Funcionamento do intestino e saúde mental

Imagem banner Funcionamento do intestino e saúde mental | Konjac Massas MF

Um intestino saudável é fundamental para se ter boas noites de sono, bom humor e sensação de bem-estar 

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha: Janeiro Branco, que busca conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e emocionalMuitas pessoas encaram o início de um novo ciclo como uma obrigação imediata de cumprir as resoluções feitas no ano anterior, mas esse pensamento pode gerar uma série de preocupações que influenciam até mesmo no funcionamento do intestino. 

O fato é que as funções do cérebro interferem diretamente no intestino e em suas funções de modo que se a pessoa estiver cansada mentalmente, ansiosa, nervosa ou estressada, todo o organismo sofrerá as consequências, tanto a saúde física, quanto a mental. Enfim, é essencial manter os autocuidados para evitar problemas com o corpo!  

O intestino também influencia na saúde mental 

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, das vias sensoriais e até mesmo da saciedade, mas o interessante é que essa substância é maiormente produzida no intestino e quando essa produção passa por disfunções, é possível que a pessoa sofra com variações de humor e, em alguns casos, chegue até mesmo à depressão.  

Fatores externos contribuem para o estresse 

Locais muito barulhentos, situações estressantes que geram ansiedade ou tristeza no dia a dia podem, de fato, prejudicar o equilíbrio do organismo e causar dificuldades para a mente e o espírito se manterem relaxados. 

É possível evitar problemas no intestino ligados à saúde mental 

Para prevenir processos depressivos e a prisão de ventre é recomendado o consumo de alimentos ricos em fibras, triptofano (carne, peixe, ovo, damasco e amendoim) e ômega 3, que podem auxiliar na redução da ansiedade, melhorar a qualidade do sono e evitar episódios e crises depressivas. 

Sintomas do mau funcionamento do intestino 

Constipação, dores abdominais, refluxo, gases e diarreia são sinais de alerta para um possível problema na alimentação ou saúde mental. Em alguns casos, é possível notar a presença de acne na pele, assim como sentir ansiedade ou alterações no humor. Ter insônia também pode significar que há algo de errado com o intestino. 

Prevenção 

A prevenção de desconfortos intestinais está em grande parte na dieta, que deve ser saudável e equilibrada, livre de excessos. O estresse e poluição ambiental também são fatores que influenciam diretamente no mau funcionamento do sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a doenças e inflamações. Cuidar dos hábitos alimentares e de saúde todos os dias é essencial para a limpeza dos intestinos e restauração da flora intestinal.  

 

Como o fator emocional é totalmente influente no funcionamento digestivo, é recomendado abandonar certas ações que possam prejudicar o bem-estar e adotar hábitos relaxantes, como meditação, yoga, tirar um tempinho para si, descansar, ou assistir a um filme.  

Dietas que auxiliam no bom funcionamento do intestino 

As fibras têm o poder de regular o trânsito intestinal quando associadas a ingestão adequada de água. Cada pacote de Konjac é pura fibra! O consumo contínuo das massas e arroz da Konjac é capaz de regular o funcionamento do intestino, permitindo promover as funções do organismo como um todo, além de auxiliar no controle do colesterol, diabetes e triglicerídeos. Com apenas 9 calorias por embalagem, uma dieta rica em Konjac também ajuda no processo de emagrecimento, pois proporciona mais saciedade ao consumidor. 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente