Hábitos alimentares saudáveis para evitar o excesso de açúcar no sangue

Imagem Massa Konjac | Konjac Massa MF

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os cuidados que devemos ter com o consumo de carboidratos e com o açúcar no sangue, medidas para evitar a hiperglicemia (situação onde o açúcar se encontra alto até em períodos de jejum). A verdade é que todos precisam se preocupar com isso, afinal, desenvolver um alto nível de açúcar no sangue e se tornar diabético pode prejudicar o organismo, principalmente quando a doença não é tratada.

Para conter o aumento da glicemia sanguínea, existem hábitos alimentares saudáveis que ajudam a evitar esse excesso de açúcar no sangue. Esses hábitos são fáceis de serem adotados e envolvem o consumo de mais alimentos naturais, além do abandono de produtos refinados e industrializados.

É claro que diversos outros hábitos podem beneficiar o controle da glicose, mas a alimentação é um dos principais. Por isso, hoje, a Konjac traz algumas recomendações de hábitos a serem adotados para manter o açúcar sob controle e o corpo saudável.

O excesso de açúcar no sangue, cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando a taxa de glicose sanguínea em jejum está acima de 100 mg/dL, situação que se for persistente pode trazer consequências ruins ao funcionamento dos órgãos por isso deve ser tratada adequadamente com dieta, exercícios físicos e medicamentos orientados pelo médico.

 

Imagem Massa Konjac | Konjac Massa MF

 

O que é o excesso de açúcar no sangue?

Muito se fala sobre o açúcar do sangue, a glicemia e a glicose. Parecem até palavras que significam algo errado. Porém, todos tem um nível de açúcar sanguíneo e, estando entre os limites, é algo completamente natural e necessário para a vida humana, afinal o sangue carrega os nutrientes para serem utilizados pelo corpo.

Enquanto digerimos uma refeição, o açúcar no sangue aumenta (a glicemia) e o corpo começa a secretar insulina para jogar a glicose para dentro das células, o que reduz a glicemia. É um ciclo constante do corpo.

Porém, em alguns casos, o açúcar no sangue pode começar a aumentar devido a algumas condições genéticas, problemas de peso, consumo de alimentos industrializados, entre outros. Dessa forma, o pâncreas não dá conta de secretar a insulina e isso pode trazer problemas, microlesões nos órgãos internos e doenças mais sérias para a saúde.

Como, inicialmente, a condição pode ser silenciosa, listamos alguns sintomas para você descobrir como reconhecer o aumento da glicemia:

Apesar de geralmente não causar sintomas, pois se instala de forma silenciosa, quando o excesso de açúcar no sangue é persistente ou muito elevado pode provocar:

  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Fome;
  • Sede;
  • Maior vontade de urinar;
  • Enjoo;
  • Formigamento nas extremidades;
  • Visão embaçada e mais sintomas.

Pessoas que sentem esses sintomas podem estar com diabetes ou numa fase pré-diabetes, necessitando de acompanhamento constante e alterações na rotina. Fora, é claro, medicações e insulina quando receitado pelo profissional responsável pelo paciente. Normalmente, a diabetes é diagnosticada quando, mesmo em jejum, a pessoa apresenta glicose a mais de 126 mg/dL ou acima de 200 mg/dL em qualquer hora.

Felizmente, existem hábitos a serem adotados para evitar esse aumento e prevenir o aparecimento de doenças, mas, mesmo pessoas diabéticas, podem se beneficiar de ter novos costumes saudáveis para tornar o organismo mais saudável.

Hábitos alimentares saudáveis para evitar o excesso de açúcar no sangue

As melhores formas de evitar o excesso de açúcar no sangue é mudar os hábitos alimentares para incluir alimentos naturais e deixar de lado tudo que não seja uma comida natural, incluindo doces, refrigerantes e frituras. É claro que comer uma vez ou outra não tem problema, mas hábito tem esse nome porque é algo constante, não é?

Vamos ver alguns deles?

Aumente o consumo de fibras solúveis

Sim, as fibras tão importantes para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal também auxiliam a eliminar os excessos de gordura e açúcar, evitando sua metabolização. De outra forma, elas se transformam em um gel dentro do nosso organismo, o que nos deixa saciados por mais tempo e diminui a vontade de consumir mais alimentos.

Outro ponto positivo é que o consumo de alimentos com fibras solúveis, como o macarrão feito com Konjac, auxilia a manutenção de bons níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Para ter esses efeitos, basta consumir aproximadamente 30 gramas de fibras por dia.

Inclua o Espinafre na dieta

O vegetal verde-escuro é rico em diversos nutrientes, especialmente cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. O seu consumo regular auxilia na manutenção de uma pressão arterial controlada e na redução do açúcar no sangue.

Evite o açúcar refinado e alimentos açucarados

É claro que essa dica não poderia faltar. Os alimentos açucarados e o próprio açúcar refinado aumentam a taxa de glicose de forma rápida e descontrolada, sobrecarregando o pâncreas e podendo causar o diabetes com o tempo. Doces são para ocasiões especiais e devem ser evitados para crianças.

Prefira alimentos integrais

Além de consumir o açúcar refinado, é preciso eliminar também a farinha branca e outros alimentos refinados. Mais do que ricos em carboidratos e cheios de calorias vazias, eles não possuem nutrientes e passam rápido pelo sistema digestivo, dando avisos para o cérebro de que é necessário consumir mais alimentos.

Acrescente sementes à alimentação

Amendoim, avelã, nozes e outros são alimentos com gorduras boas que ajudam no controle do colesterol e dos triglicerídeos. As oleaginosas ajudam no controle da glicose e evita o aumento do consumo de carboidratos.

É claro que outras recomendações permanecem como não fumar, evitar o uso de medicamentos controlados sem prescrição médica e evitar o consumo excessivo de álcool.

Descubra o Konjac

Já mencionamos ali em cima a necessidade de incluir alimentos que sejam fontes de fibras solúveis, mas a recomendação de variar a dieta e conhecer novos alimentos funcionais não poderia estar completa sem falar do Konjac. Este tubérculo asiático é uma importante opção para pessoas que desejam controlar o peso e o consumo de carboidratos, sem deixar de lado o sabor e os pratos de massa.

Com o Konjac, é possível fazer uma série de massas saudáveis, com apenas 9 calorias a cada 100 gramas e sem nenhum carboidrato. Parece impossível, mas a massa realmente tem um valor baixíssimo e pode ser encaixada em qualquer dieta.

E mais do que isso: no konjac, você encontra a fibra solúvel Glucomannan, um tipo de nutriente especial que auxilia o trânsito intestinal e controla os níveis de açúcar e gordura no sangue.

Para encontrar produtos feitos com konjac, conheça a nossa loja.

Encontre mais dicas no Blog da Konjac

Agora que você sabe mais sobre o controle da glicose, é hora de pôr em prática! Basta se preparar e se precisar de ajuda, procurar um profissional da nutrição ou nutrologia para montar uma dieta específica para você.

No nosso blog, trazemos diversas dicas sobre o corpo, nutrientes, alimentos e bem-estar. Saiba mais clicando aqui.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente