O Brasileiro é saudável? Saiba como anda a sua alimentação.

O Brasileiro é saudável? Saiba como anda a sua alimentação.

O Brasileiro é saudável? Saiba como anda a sua alimentação.

Uma grande dúvida sobre os brasileiros é a respeito de sua alimentação. Seria a população brasileira saudável ou não? Quando analisamos essa pergunta, é preciso entender o que é ser saudável e como definir um povo como saudável, além de entender particularidades específicas de cada país. 

Um dos primeiros pontos a ser observado é que o Brasil é um dos países mais obesos. É claro que por ser um dos países com maior população, seria óbvio que existam muitas pessoas com obesidade no país, porém o número chega a passar da metade da população. Dados divulgados pelo CNPq mostram que, em menos de 10 anos, quase 70% da população pode estar com sobrepeso. 

Então entender se o povo é saudável ou está em um caminho de melhora da alimentação é importante para o preparo para o futuro. Além disso, é uma forma de entender como anda o mercado de produtos saudáveis e como essa oportunidade pode ser aproveitada. 

Nos próximos parágrafos, vamos começar a responder sobre a saúde alimentar do brasileiro. 

O problema da obesidade no Brasil 

A obesidade é uma doença crônica não-transmissível caracterizada pelo acúmulo de gordura, principalmente na região da cintura e nas coxas. Além de poder trazer problemas para a autoestima e para a opinião estética que uma pessoa tem sobre si, a doença pode tornar mais provável condições como o diabetes, a hipertensão e diferentes tipos de câncer. 

Segundo dados do estudo A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, é possível que, em 2030, 68% dos brasileiros estejam com sobrepeso, sendo que 26% da população total do país já seria obesa. Ou seja, o número de pessoas que correm risco de saúde aumentaria de forma muito relevante. 

Atualmente, são 55,4% de pessoas com sobrepeso (dados de 2019) e 20,3% de pessoas com obesidade. Além desses números, também sabemos que existem mais de 16 milhões de diabéticos no país e 40 milhões de pré-diabéticos, boa parte dos dois grupos sofrendo com obesidade e sobrepeso. 

Sabendo sobre o problema da obesidade, como a alimentação saudável se enquadra? É ela quem dita como está a saúde do brasileiro, afinal ela é fundamental para a manutenção dos indicadores de saúde. Sem uma alimentação focada em ingredientes naturais, é natural o ganho de peso e a piora da saúde. Abaixo, vamos descobrir mais sobre a relação do brasileiro com a alimentação saudável. 

Como anda a alimentação do brasileiro? 

Somente o cidadão brasileiro pode contar como está a sua alimentação. E segundo ele, a sua busca principal é por alimentos saudáveis! Segundo dados de pesquisa feita pela FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, 80% dos brasileiros estão em busca de uma alimentação saudável na sua rotina e 71% preferem consumir produtos mais saudáveis. 

Porém, da mesma maneira que as pessoas buscam por alimentos naturais, elas não sabem exatamente o quanto comer e, por isso, acabam exagerando na hora de montar seus pratos: mais da metade das pessoas afirma comer demais na hora de se alimentar. E isso se mostra um risco, afinal muitos alimentos saudáveis são demasiadamente calóricos e impactam uma dieta como o açaí, o abacate, o arroz integral e as batatas. Além disso, esses alimentos também agregam bastante carboidrato à ingestão nutricional. 

Felizmente, muitas pessoas ainda sabem que precisam melhorar seus hábitos: a pesquisa mundial Hábitos Alimentares na Pandemia, feita pela OnePoll, mostrou que 47% dos brasileiros passaram a estar conscientes sobre a necessidade de hábitos alimentares novos e mais saudáveis. Ou seja, comer melhor sem necessariamente comer menos, incluindo alimentos com pouca densidade calórica. 

Outro lado importante de ressaltar é o crescimento do mercado de produtos saudáveis: segundo dados da Euromonitor Internacional, a venda de produtos considerados saudáveis - como produtos como produtos sem sódio, produtos orgânicos e produtos sem glúten - chegou a R$100 bilhões no Brasil. 

Outros dois pontos chamam a atenção na hora de analisar os hábitos alimentares dos brasileiros: 

Fontes de informação sobre a alimentação 

Segundo os dados obtidos pela pesquisa da Fiesp, 40% das pessoas procuram na internet para saber o que é saudável, incluindo sites e redes sociais. Outros 24% buscam a informação pela televisão aberta e fechada e somente 18% têm o auxílio de profissionais da medicina, nutrologia e nutrição. 

Aumento da procura por Dietas Plant-Based 

Atualmente, 14% dos brasileiros se consideram veganos e vegetarianos. Dos mais de 200 milhões de habitantes do país, mais de 40% já não consumiu carne em algum dia da semana por escolha própria. A opção por dietas baseadas em alimentação vegetal está crescendo nos últimos anos, com números apontando crescimento de 75%. 

Como ter uma alimentação saudável e saborosa com Konjac? 

Primar pela diversidade alimentar é um dos principais pontos quando falamos sobre garantir uma dieta rica e com todos os nutrientes que o corpo precisa para se manter funcionando da maneira correta. Então na hora de montar o cardápio semanal, incluir ingredientes funcionais como cúrcuma, canela, hibisco e também o Konjac é uma forma de se manter saudável! Estes alimentos agem de forma a tornar o nosso corpo mais saudável, cuidando também do metabolismo. 

No caso do Konjac, é preciso saber que ele é um alimento funcional fundamental para quem quer uma dieta saudável, saborosa e fora do lugar comum, mantendo refeições incríveis sem ficar só no grão e salada. As massas feitas de Konjac contém a fibra solúvel Glucomannan, garantindo saciedade, reduzindo o colesterol e impedindo a maior absorção da glicose. 

São diversos benefícios para quem quer uma dieta com sabor e saúde, sem precisar comer menos para isso. Acesse agora mesmo para saber mais  

Confira mais sobre a alimentação com a Konjac 

Para quem quer saber como ter uma alimentação rica, saudável e nada convencional, a Konjac disponibiliza diversos materiais em seu site e em seu blog. São dezenas de informações extremamente ricas sobre saúde, nutrição e exercício físico para você e para a sua família, além de muitas receitas para pôr em prática no seu dia a dia, garantindo uma alimentação saborosa e muito variada. 

Quer saber mais dicas sobre alimentação? 

Acesse agora mesmo o blog da Konjac. 


Publicação Mais Antiga