O que é a dieta Cetogênica?

Imagem banner O que é a dieta Cetogênica? | Konjac Massas MF

A dieta cetogênica é uma das estratégias favoritas para a redução de peso atualmente. Focada na ingestão de alimentos que não contenham carboidratos, ela permite a quem adotá-la a diminuição no peso corporal, quando feita da forma correta e sob supervisão médica. Além de perder peso, quem faz a dieta cetogênica também consegue reduzir índices de colesterol e circunferência abdominal. 

Na dieta cetogênica, a estratégia é utilizar alimentos que não contenham carboidratos, nutriente que costuma fornecer energia ao corpo, aumentando a quantidade de proteínas e de gorduras. Dessa forma, o corpo começa a usar a gordura ingerida e a gordura armazenada no corpo como fonte de energia. 

Alimentos como as massas da Konjac MF são perfeitos para complementar a alimentação em dieta cetogênica por não possuírem carboidratos, enquanto substituem arroz ou macarrão. 

A seguir, vamos entender melhor sobre a dieta cetogênica.  

 

Entenda a Dieta Cetogênica 

Também conhecida como Keto, pelo seu nome em inglês, a dieta cetogênica consiste na redução (ou mesmo eliminação) de alimentos que sejam fontes de carboidratos, como o arroz, pão, macarrão, biscoitos, entre outros. Para compensar as necessidades calóricas do organismo, é aumentada a quantidade de gordura a ser ingerida. 

O objetivo da dieta cetogênica, normalmente, é a redução do peso corporal, prevenindo e tratando a obesidade e condições associadas. Porém, ela também pode ajudar em outras situações sendo: 

Auxílio ao tratamento de pessoas com epilepsia; 

Câncer. 

É claro que a recomendação para a dieta nestes casos deve vir de profissionais, como nutricionistas e nutrólogos. A adoção de estratégias alimentares sem acompanhamento profissional pode causar problemas no organismo. 

A partir da adoção, o organismo começa a se adaptar às mudanças alimentares. Esse processo de trocar a fonte de energia do carboidrato pela gordura pode durar algumas semanas, causando no processo a dor de cabeça e o cansaço. Quando o corpo está adaptado, ocorre o processo da cetose, que é a produção dos corpos cetônicos como fonte de energia, destruindo as células de gordura também. 

Como adotar a dieta cetogênica? 

As dietas cetogênicas requerem que uma pessoa ingira uma quantidade mínima de carboidratos, por volta de 20 a 50 gramas diários. Para efeito de comparação, uma dieta normal de manutenção de peso costuma possuir entre 200 a 300 gramas de carboidrato. Ainda para formar um quadro mais compreensivo, 100 gramas de arroz possuem 28 gramas de carboidrato, o que daria bem mais que a quantidade de uma dieta keto. 

Para compensar a queda dos carboidratos, é aumentado o consumo de alimentos ricos em gorduras como: 

  • Côco; 
  • Sementes; 
  • Oleaginosas; 
  • Azeite; 
  • Abacate; 
  • Nozes; 
  • Queijos amarelos; 

Além disso, carnes com mais gordura também podem aparecer frequentemente, já que ainda garantem a manutenção da ingestão correta das proteínas. 

Existem variados tipos de dietas cetogênicas, além da tradicional:  

Dieta cetogênica cíclica 

Essa dieta consiste em se alimentar sob a dieta cetogênica por 5 dias e, nos outros dois, comer alimentos com mais carboidratos. É uma dieta que favorece a adaptação e também a manutenção por mais tempo. 

Dieta Cetogênica Focada 

Parecida com cíclica, ela difere no período com carboidratos disponíveis. Eles são consumidos antes ou depois dos treinamentos para auxiliar na atividade, garantindo um desempenho melhor. 

Dieta Cetogênica com Proteína Alta 

Parecida com a dieta tradicional, a dieta cetogênica com alta quantidade de proteínas é também valiosa para o praticante de atividades físicas, principalmente a musculação. Nesses casos, a gordura é diminuída e a ingestão protéica aumentada por meio de fontes livres de outros nutrientes. 

Quais são os alimentos proibidos na dieta cetogênica? 

A resposta simples é: Todos que possuem muito carboidrato! Mas nem todo alimento que é rico nestes açúcares é fácil de identificar. Por isso, vamos deixar uma listinha de alimentos que a dieta keto não permite: 

  • Pães; 
  • Doces; 
  • Macarrão; 
  • Maçã, Pêra, Uva, Banana, Mamão, entre outras frutas; 
  • Arroz; 
  • Batata e outros tubérculos; 
  • Bebidas alcoólicas; 
  • Farinhas; 
  • Milho; 
  • Feijão, soja, ervilha e outras leguminosas. 

Se você está em dieta cetogênica, lembre-se sempre de pesquisar o valor nutricional antes de consumir um alimento. É melhor perder algum tempo pesquisando do que perder o que já foi conquistado.  

Konjac é um ótimo alimento para a dieta cetogênica

Agora que você já sabe tudo sobre as dietas cetogênicas, é hora de pôr em prática, com a supervisão de um profissional. Lembre-se que dietas muito restritivas podem ser difíceis de adotar ou trazer efeitos colaterais, por isso o acompanhamento é fundamental. 

Alimentos como as massas Konjac MF são importantes aliados para quem adota dietas low carb ou cetogênicas, pois não possuem carboidratos e o seu valor calórico é de apenas 9 calorias por 100 gramas. Elas encaixam perfeitamente em refeições da manhã, da tarde e da noite, sendo um acompanhamento para todos os dias. 

Para pessoas com restrições alimentares, os alimentos da Konjac não contém glúten, sódio, açúcar, lactose e conservantes, sendo veganos. Eles são feitos com o tubérculo konjac – de onde a farinha é extraída– e composto, em grande parte, por fibras solúveis.  

Para saber onde adquirir as massas e ter mais variedade na sua dieta cetogênica, acesse o nosso site. 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente