O que é dieta detox?

Dieta Detox | Konjac Massa MF

Um nome que você ter ouvido falar muitas vezes nos últimos é detox, especialmente no contexto de dietas e planos alimentares para trazer mais saúde ao organismo. Quem nunca viu uma blogueira falando sobre um suco verde ou uma salada diferente que elimina as toxinas do corpo humano e que é ideal para o pós fim de semana?

Detox, como o nome deixa claro, é uma redução para detoxificação, um processo que auxilia a retirada e eliminação das toxinas do organismo em velocidade mais rápida, evitando problemas. E quais seriam esses problemas? Basicamente, inflamações e doenças.

Nos próximos parágrafos, vamos entender mais sobre o que é a dieta detox e como as massas feitas com Konjac podem auxiliar a garantir uma alimentação saudável e livre de toxinas.

 

Dieta Detox | Konjac Massa MF

 

O que é dieta detox?

Como mencionamos acima, detox é o ato de detoxificar, ou seja, eliminar toxinas que existam no organismo e possam contribuir para processos negativos no corpo humano. Esse processo ocorre, principalmente, nas células do fígado e intestino.

Na maior parte das vezes, essas toxinas são os famigerados radicais livres, moléculas instáveis que geram reações em cadeia ao tentar se ligar com outras moléculas. Quando essas reações ficam sem controle, o corpo passa por um processo chamado estresse oxidativo, gerando lesões, microlesões e afetando diversos sistemas em todo o corpo.

Para evitar esses problemas, o detox busca eliminar rapidamente essas substâncias e reequilibrar o corpo para que não existam problemas. Então, uma dieta detox (ou alimentos e bebidas detox) deve:

  • Ser diurética;
  • Possuir boa quantidade de vitaminas e minerais;
  • Possuir antioxidantes;
  • Possuir bastante água;
  • Ser composta de ingredientes naturais.

Com isso, o sistema excretor pode eliminar rapidamente os componentes e os antioxidantes podem estabilizar o corpo de maneira funcional.

Quando fazer a dieta detox?

A dieta detox é recomendada para pessoas que consomem ou consumiram recentemente alimentos industrializados, com componentes artificiais, conservantes, açúcar e farinhas refinadas, etc. Além de pessoas com esses hábitos, a dieta detox também pode beneficiar quem vive em ambientes com muita poluição e em situações de grande estresse.

Entretanto, atenção: O detox não substitui consultas ou tratamentos médicos, muito menos cuidados com outras doenças. Ele é um auxílio para o reequilíbrio corporal. Procure sempre um profissional para a correta nutrição e avaliação da sua saúde.

Quais os alimentos de uma dieta detox?

Os alimentos ideais para o detox do corpo são aqueles alimentos naturais que tragam bastantes nutrientes e que também beneficiem o metabolismo, para acelerar a eliminação de toxinas. Dessa forma, alimentos como verduras, legumes, tubérculos e especiarias conseguem trazer uma grande quantidade de nutrientes benéficos par ao corpo.

O que é permitido?

Alimentos naturais como couve, brócolis, chia, espinafre, abóbora, peixes, ervas frescas, gengibre, limão, etc. Podemos ver que todos são alimentos naturais com muitos nutrientes e antioxidantes, mas também é possível aumentar a quantidade de fibras na alimentação para a eliminação pelo sistema digestivo. Por isso, alimentos como cereais, massas de konjac, farinhas de linhaça, chia, entre outros, são aliados importantes nesta hora.

O que não é permitido?

Todo alimento que causa inflamação! Então são vetados refrigerantes, açúcar, farinhas refinadas, carboidratos de alto índice glicêmico, doces, sorvete, carnes gordurosas, etc.

Saiba como fazer a dieta detox

Para auxiliar na realização de uma dieta detox correta e com todos os nutrientes, a Konjac MF elaborou, com auxílio da nutricionista Lais Murta (CRN3 29040), planos alimentares perfeitos para uma alimentação rápida e fácil.

 

Dieta Detox com Konjac | Konjac Massa MF

 

Todos planos contém a massa feita com Konjac, tubérculo de origem asiática e muito consumido na região devido às suas propriedades naturais e saudáveis. Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, o Konjac também garante o aporte de fibras solúveis por meio do Glucomannan que auxilia na saúde do trato digestivo.

As massas ainda são fáceis de incluir na dieta por não possuírem carboidratos e terem apenas 9 calorias a cada 100 gramas.

Estes planos podem ser de 3 ou 7 dias e contém produtos pré-selecionados, além de um ebook para que você aproveite os benefícios da dieta detox sem precisar deixar de comer uma massa deliciosa quando quiser.

Acesse o site para saber mais.

Saiba mais sobre os cuidados com a saúde da Konjac

O blog da Konjac traz diversas dicas sobre o corpo, alimentação, nutrientes e como manter a melhor saúde. São inúmeras dicas e recomendações que buscam sempre alertar sobre o cuidado que devemos ter para garantir a longevidade e qualidade de vida.

Saiba mais clicando aqui.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente