Quais alimentos são benefícios para a saúde da mulher?

Alimentos benéficos para a saúde da mulher | Konjac MassaMF

A alimentação saudável é importante para as pessoas de todas as idades e gêneros, não importa qual seja. Entretanto, mulheres e homens em fases diferentes da vida necessitam de nutrientes diferentes também. Por isso, garantir uma dieta com alimentos benéficos para a saúde da mulher, contendo todos os micronutrientes para o seu desenvolvimento, é um passo importante para prevenir doenças e ter longevidade.

Alguns desses alimentos importantes para a mulher vão ajudar a conter os sintomas que aparecem depois da menopausa, enquanto outros vão possibilitar o risco de doenças associadas a elas, como o câncer de mama. Por isso, é importante adicionar alimentos funcionais na dieta sem perder de vista a variedade e o sabor.

Nos próximos parágrafos, vamos tratar mais sobre esses alimentos e a importância deles para a saúde da mulher.

 

Alimentos benéficos para a saúde da mulher | Konjac MassaMF

 

A importância da alimentação para a saúde da mulher

Como falamos acima, a alimentação é importante para todas as pessoas, não importa seu gênero ou a sua idade. Porém, quando falamos pessoas que se identificam com o sexo feminino, existem necessidades específicas para manter a saúde em dia e evitar sofrer com questões como a TPM, a menopausa e problemas associados à perda óssea.

Neste sentido, a alimentação saudável, com ingredientes funcionais, e a manutenção de bons hábitos são as partes mais fundamentais para o bem-estar feminino. Então não adianta se alimentar perfeitamente, mas esquecer do exercício e do repouso!

No caso da vida pós-menopausa, a alimentação serve também para prevenir os sintomas como as ondas de calor, insônia e dores de cabeça. Só que ela vai bem além de sintomas mais conhecidos! Na menopausa, acontece o enfraquecimento dos ossos que pode levar à osteoporose, então controlar essa situação por meio da ingestão de alimentos com cálcio é necessário.

No próximo tópico, vamos ver algumas sugestões de alimentos para incluir na dieta feminina.

Alimentos benéficos para a saúde da mulher

Os alimentos benéficos para a saúde da mulher são aqueles que possibilitam a otimização do funcionamento do organismo, garantindo o aporte nutricional, o combate aos radicais livres e à inflamação, a manutenção do peso corporal saudável e a diminuição de sintomas em doenças. Existem vários tipos de alimentos que podem beneficiar o corpo feminino e a grande maioria é muito fácil de encaixar na dieta. Vamos ver alguns deles abaixo:

Soja

Um dos mais importantes alimentos para o corpo feminino, a soja possui uma substância chamada isoflavona, que possui ação estrógena. Isso significa que essa substância se comporta de forma semelhante a um hormônio, ajudando a reduzir os sintomas da TPM e também as alterações da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, a soja ajuda a combater o câncer de mama e doenças cardiovasculares.

Linhaça

Semente com uma grande quantidade de ômega 3, a linhaça é uma importante aliada para controlar o colesterol. Além disso, ela auxilia no funcionamento do sistema digestivo devido às suas fibras. Experimente adicionar aos seus sucos, vitaminas ou até mesmo nos carboidratos.

Salmão

O salmão é um alimento funcional! Possuidor de diversos nutrientes benéficos para o corpo, ele garante à mulher vitaminas como a B12, A e B5, além de minerais como o ferro e o cálcio. Dessa forma, o funcionamento do organismo é otimizado, com melhora na circulação e também é protegida a saúde dos ossos.

Frutas vermelhas

Chamadas no Brasil de frutas vermelhas normalmente, mas conhecidas nos EUA como berries, essas frutas são ricas em flavonoides e em antioxidantes, o que garante o combate aos radicais livres. Dessa forma, se combate o estresse oxidativo e é prevenido o envelhecimento precoce. As frutas ainda tem ótimas quantidades de minerais para o corpo humano.

Exemplos delas são os mirtilos, morangos, framboesas e também as goji berries.

Oleaginosas

Castanhas e sementes são uma ótima decisão quando se quer cuidar da saúde, possuidoras de diversos minerais como o zinco, magnésio e selênio, elas também contém gordura boa para o organismo. Seu papel para a saúde da mulher é ajudar no controle do acúmulo de gordura.

As oleaginosas são um ótimo lanche para a sua tarde!

Vegetais verde-escuros

Não existe como fugir dos vegetais se você quer ser saudável! Alimentos como a couve, rúcula, espinafre, etc. são fundamentais para o corpo absorver vitaminas e ácido fólico, o que beneficia a formação das estruturas como os músculos. Além, é claro, de serem uma forma de manter o peso e não sofrer com a obesidade.

Konjac

O tubérculo é uma planta nativa do leste asiático, surgindo nas regiões quentes de clima tropical e subtropical de países como o Japão, China e Coreia. Quando transformado em uma massa, pode ser ingerido como macarrão ou arroz. Suas funções principais para a saúde feminina estão relacionadas ao controle do colesterol ruim (o que evita doenças cardiovasculares) e à melhora do sistema digestivo, evitando a constipação que afeta diversas pessoas do sexo feminino.

Esses benefícios se devem à composição que envolve a fibra solúvel glucomannan, extremamente benéfica para o intestino. Além disso, a massa não contém carboidratos e tem baixíssimas calorias.

Receba mais dicas sobre saúde com a Konjac

A Konjac Massas MF trouxe a primeira massa sem carboidratos do Brasil. Um excelente alimento para a dieta, as massas feitas com Konjac são alimentos funcionais que podem ser encaixados como substitutas do arroz e macarrão tradicionais, combinando com molhos e proteínas.

Mas a nossa atuação vai além dos produtos. Em nosso blog, trazemos diversas dicas sobre alimentação, exercícios e saúde para você estar sempre em dia com o seu bem-estar.

Não perca também as nossas receitas saborosas na nossa seção de receitas.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente