Saiba diferenciar a fome física da fome emocional

Saiba diferenciar a fome física da fome emocional

Você provavelmente já experienciou a fome emocional. Aliás, praticamente todo mundo já passou por isso. 

A fome emocional ocorre quando surge, de maneira repentina, uma grande vontade de comer algo específico. Na grande maioria das vezes, o alimento em questão é algo calórico e prejudicial à saúde, como doces, frituras, salgadinhos, etc. 

 A verdade é que não comemos só por fome e, sim, porque algumas emoções alteram nossa forma de comer e influenciam em nossas escolhas alimentares. Portanto, saber identificar os momentos em que a fome emocional ocorre é fundamental para adotar uma rotina mais saudável. 

Acontece que a fome emocional é bem comum de acontecer. Apesar de ser uma decisão consciente, na maioria das vezes acontece de maneira automática. Isso porque a pessoa acredita que a comida é a única coisa que aliviará seu desconforto. 

Neste artigo você irá aprender a diferenciar, de maneira fácil, a fome física da fome emocional. Se você está buscando uma vida mais saudável e sofre com esse problema frequentemente, não pode perder nossas dicas. Continue lendo! 

Leia também: Dicas para não procrastinar.  

Como diferenciar a fome física da fome emocional 

A fome física é a necessidade fisiológica que temos de comer. Ela não está relacionada com um alimento específico. É uma maneira de suprir a falta de energia de nosso corpo com alimentos variados.  

Na maioria das vezes, quem tem fome emocional deseja determinados alimentos, como doces e carboidratos. Esses desejos são imediatos, como se essas opções fossem as únicas capazes de saciar sua fome. Além disso, a fome emocional costuma surgir logo após de comer. Após o consumo do alimento, ou vários alimentos, a sensação de fome dá lugar para uma sensação de culpa, devido ao descontrole. 

Por outro lado, quem tem fome física sente a barriga roncando e o desejo de se alimentar com qualquer tipo de alimento. Em alguns casos, até mesmo tonturas e fraquezas podem estar associados, o que não costuma ocorrer em quem possui fome emocional. 

Confira abaixo algumas diferenças para identificar a fome física e a fome emocional: 

Fome física 

  • Aumenta gradualmente; 
  • Você sente sinais de fome, como a barriga roncando; 
  • A fome é saciada com alimentos variados, incluindo aqueles mais saudáveis; 
  • Há mais consciência ao comer e maior facilidade em se sentir saciado; 
  • Você para de comer quando está saciado; 
  • Após comer, você sente sensação de prazer. 

Fome emocional 

  • Aparece repentinamente; 
  • A vontade é de comer alimentos calóricos e sem valor nutricional, como doces; 
  • Desaparece se você fizer outra atividade; 
  • Geralmente, a ingestão é mais rápida, sem apreciar a comida direito; 
  • É algo urgente; 
  • Você não se sente saciado e desencadeia sensação de culpa e frustração. 

Dicas para controlar a fome emocional 

Apesar de ser um pouco desafiador, é possível controlar a fome emocional através de algumas dicas. Confira: 

Identifique os gatilhos 

Preste atenção em quais situações acionam a vontade de comer. É em momentos de tensão, nervosismo, estresse ou tristeza? Ou em momentos de alegria, euforia? Repare em que momento surge o desejo e pense em uma solução para esta questão. 

Se você costuma comer compulsivamente quando está triste, experimente ligar para uma amiga, desabafar com alguém ou praticar atividades que goste, por exemplo. 

Procure outras formas de satisfação 

Existem diversas atividades que podem proporcionar prazer e bem-estar. Que tal ler um livro, jogar, assistir um filme, sair para correr ou visitar um amigo? 

Afaste a tentação 

A melhor dica que podemos dar é: não tenha em casa alimentos que considere difíceis de resistir. Se você estiver se sentindo irritado ou triste, espere as emoções estarem sob controle para fazer as compras no mercado. 

Pratique exercícios físicos 

Ao praticar uma atividade física, o corpo libera endorfina. Isso pode ser um santo remédio contra o estresse e a ansiedade, que são alguns gatilhos da fome emocional. 

Escolha Konjac

Se você sofre com a fome emocional, escolha Konjac. Super saudáveis, nossos produtos são 100% vegetais, pois são feitos a partir do tubérculo konjac. Naturais, nossas massas possuem zero teor de carboidrato, sódio, glúten e gordura. A cada 100g são apenas 9 calorias! 

Será que dá pra ficar ainda melhor? Ainda por cima, Konjac é super gostoso, prático e fácil de preparar. Vai bem com diversos tipos de ingredientes, molhos e temperos. 

As massas Konjac MF possuem vários benefícios à saúde, inclusive na hora de enganar o cérebro. Sua composição de fibra solúvel e sua aparência também ajudam a causar sensação satisfatória, contribuindo para a saúde emocional durante as refeições, até mesmo em dietas mais restritas. 

Clique aqui e conheça nossa linha de produtos! 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente