Conheça a Konjac Massa MF

A primeira linha de massas e arroz feitas de fibra solúvel

A Konjac Massa MF é uma linha de massas (macarrão e arroz) de origem vegetal. Com apenas 9 calorias, 0g de carboidrato, 0g sódio, 0g  gordura e 4 gramas da fibra solúvel Glucomannan* em cada 100 gramas. Todos os produtos são derivados do tubérculo konjac – de onde a farinha é extraída– e composto, em grande parte, por fibras solúveis.

É justamente devido ao alto teor de água (96%) e a presença da fibra do konjac Glucomanan (4%) que torna possível a criação de um produto com ZERO TEOR DE CARBOIDRATO e de BAIXA CALORIA.

“A farinha que dá origem as massas é extraída do tubérculo konjac, utilizada como matéria prima principal para o preparo dos produtos, hidratada em diferentes formatos e cortes de massas e arroz”.

Ideal para pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma saborosa refeição à base de massas e seus derivados sem os carboidratos e calorias adicionais presentes na massa tradicional.

Devido a sua composição, os produtos podem ser indicados para diversas dietas e planos alimentares: sem glúten , veganas/ vegetarianas, além de desempenhar funções de uso terapêutico em dietas especiais, como também para fins de beleza e estética. Além de ter grande utilização para atletas profissionais, praticantes de esportes adeptos de um estilo de vida saudável.

selo de aprovação da ANAD

Produto registrado na Anvisa – N/ MS: 672950001

Origem da matéria prima da konjac massa mf: glucomannan, e quais benéficos dessa fibra para nossa saúde?

Konjac glucomanano (Konjac Massa MF®) Konjac (Amorphophallus konjac) é uma planta do gênero Amorphophallus pertencente à família Araceae, normalmente encontrada em regiões da Ásia e África, sendo mais cultivada em países como China, Índia e Japão, tanto a fibra integral quanto a farinha refinada de Konjac (70% de glucomannan).

A porção mais utilizada do Konjac é o seu volumoso tubérculo, uma estrutura que funciona como reserva para a planta, apresentando aspecto similar as batatas (O glucomanano oriundo

do Konjac é um polissacarídeo da família das mananas (manana pura, galactomanana e galactoglucomanana), que são considerados os principais componentes da hemicelulose na parede celular das plantas. Estruturalmente eles podem ser polímeros lineares ou ramificados consistindo em manose, galactose e glicose, ligadas por ligações glicosídicas β- 1,4 e β-1,6, dependendo do genótipo, com grau de ramificação nas cadeias laterais de aproximadamente 8% (Gómez et al., 2017).

Benefícios da fibra do konjac (glucomannan)

Do ponto de vista médico, no oriente o Konjac é explorado na medicina tradicional há séculos, devido às suas inúmeras tividades biológicas, incluindo atividades antidiabética (Chen et al., 2019), antiobesidade (Aoe et al., 2015), prebiótica (Al--Ghazzewi et al., 2007) e anti-inflamatória (Onishi et al., 2007) e como laxante (Chen et al., 2006).

Ainda nesse aspecto, os componentes do Konjac apresentam características alcalinas e assim, no organismo podem equilibrar a relação
acidobásica dos alimentos, tornando-o benéfico para pessoas que consomem alimentos com alto teor de ácido e dietas ricas em proteínas (Herranz et al., 2012).

Além disso, o KGM seu principal componente, é uma fibra dietética solúvel e apresenta efeitos benéficos em diferentes porções do trato digestivo. Na boca, especialmente quando hidrolisado, estimulam o crescimento de microrganismos probióticos (Al-Ghazzewi et al., 2007). Suas fibras solúveis possuem um efeito prebiótico, ou seja, promovem o equilíbrio da microbiota intestinal, através do crescimento das bactérias benéficas. (Devaraj R.D., Reddy C.K., Xu B., 2019)

No estômago, o KGM promove a formação de uma camada ao redor do bolo alimentar, o que prolonga o tempo de permanência do alimento no estômago, aumentando a saciedade (Tester; Al-Ghazzewi, 2015).
Já nos intestinos, como os humanos não produzem as enzimas capazes de hidrolisar as ligações glicosídicas do tipo β, como acontece com a celulose, o KGM não pode ser absorvido. No entanto, pode formar uma película protetora ao longo da parede do intestino, que inibe e reduz a absorção do colesterol e do ácido biliar. Além disso, o consumo de fibras promove o aumento do peristaltismo intestinal, levando a redução da absorção de toxinas, melhora do fluxo intestinal e defecação (Devaraj et al., 2019).

Dessa forma, o KGM é transportado integralmente para o intestino grosso, onde é fermentado pelas bactérias anaeróbias intestinais, processo que resulta na produção de ácidos graxos de cadeia curta (ácido acético, propiônico e butírico). Esses ácidos são utilizados pelo organismo como fontes alternativas de energia e contribuem no metabolismo energético e para o equilíbrio acidobásico, além de proteger o cólon contra os efeitos do estresse oxidativo (Wang et al., 2008)

Tester e Al-Ghazzewi (2015), ainda descrevem os potenciais benéficos do consumo de Konjac glucomanano, além dos efeitos sobre o sistema imune (tecido linfóide associado ao intestino e na doença inflamatória intestinal). Diante das notáveis características médicas e alimentares, e se tratando do ponto de vista médico, estudos descrevam os efeitos sobre as condições de saúde específicas, e sua relação e benefícios associados à saúde.

Desde a década de 1960, muitos cientistas ao redor do mundo estudam as propriedades funcionais do glucomannan e seu possível papel na prevenção das doenças relacionadas ao estilo de vida, como doenças cardiovasculares, dislipidemias (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides), diabetes, obesidade e câncer de cólon. (Behera, S. S., Ray, R. C., 2016)

A farinha refinada de Konjac (70% de glucomanana), são amplamente utilizados como material medicinal e alimento tradicional na forma de macarrão, tofu, entre outros. Ainda nesse aspecto, os produtos derivados da planta Konjac são considerados um dos “10 principais alimentos saudáveis” pela Organização Mundial de Saúde (Behera; Ray, 2016; Devaraj et al., 2019).

Por que adicionar konjac à sua alimentação

Glucomannan é a fibra natural da raiz de konjac que, além de solúvel, possui muitos benefícios à saúde, principalmente para as pessoas que desejam emagrecer.
A fibra é responsável por retardar a digestão, reduzindo a absorção da glicose, melhorando a sensibilidade à insulina e inibindo o aumento do açúcar no sangue, além de assegurar uma saciedade muito maior de forma qualitativa e auxiliando no emagrecimento das pessoas que consomem o produto com frequência.

O tubérculo do Konjac é composto, em grande parte, por fibras solúveis que contribuem para o funcionamento intestinal adequado. Além disso, ajudam no controle da glicemia e dos níveis de colesterol e reduzem a absorção das gorduras do corpo. Em formato de massa, é ideal para pessoas que desejam se alimentar de forma saudável e com baixa ingestão calórica. De acordo com uma revisão sistemática de 14 estudos, o consumo regular do glucomannan exerce um efeito benéfico à saúde, proporcionando uma redução do colesterol total, do LDL colesterol (conhecido como o “mau colesterol”), promove redução dos triglicerídeos e da glicemia em jejum. (Sood N., Baker WL., Coleman CL., 2008)

O konjac é uma das fibras viscosas existentes na natureza, e por essa razão dá muita saciedade, o que impacta na redução do consumo alimentar. Além disso, suas fibras solúveis possuem um efeito prebiótico, ou seja, promovem o equilíbrio da microbiota intestinal, através do crescimento das bactérias benéficas. é considerada um “Laxante natural, formador de massa fecal” que exerce efeitos benéficos na digestão e função intestinal. A fermentação gerada pela fibra, estimula seletivamente o crescimento e/ou atividade de bactérias benéficas para a saúde humana. Além de aumentar a excreção fecal de colesterol e também dos ácidos biliares, sendo um fator protetor de saúde cardiovascular, principalmente em hipercolesterolêmicos.

É fato, que o uso do KONJAC está relacionado à diversos benéficos a saúde, e mecanismos que auxiliam na redução de peso, desde a maior sensação de saciedade à melhora da glicemia, colesterol e outros fatores citados anteriormente.

A importância da percepção visual dos alimentos no contexto social

Muito além de benefícios nutricionais, também é importante oferecer às pessoas uma alimentação que foge das restrições impostas em algumas dietas tradicionais de baixa ingestão calórica e redução dos carboidratos. A linha de produtos Konjac Massa MF é o ideal para as pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável, ao mesmo tempo, desfrutar de uma saborosa refeição a base de massas e seus derivados, com alto volume de saciedade sem os carboidratos e calorias adicionais presentes em uma massa tradicional.

Nosso lema é embasado em um estilo de vida saudável, onde é possível adicionar as massas KONJAC nas refeições do almoço e ou jantar (1 embalagem dia), podendo ser utilizada em diversas situações e contextos sociais, conforme necessidade nutricional de cada indivíduo ou orientação medica.

Nossa linha produtos Konjac Massa MF, é um grande aliado na redução do consumo de carboidratos nas refeições. Sendo um método bastante positivo no processo de emagrecimento, controle calórico das refeições e ao evitar alimentos com altos níveis glicêmicos, você impede o aumento da insulina produzida pelo organismo, evitando o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2 além de contribuir para uma alimentação balanceada.

Saiba mais sobre a Konjac Massas MF