São muitos os benefícios de quem consome Konjac Massa MF regularmente.

O Konjac auxilia no emagrecimento: A fibra solúvel Glucomanan, principal ingrediente dos produtos Konjac que contam com apenas 9 calorias a cada 100 gramas, é responsável, entre inúmero benefícios, por retardar a digestão ao formar uma película de proteção na parede do intestino. Isso assegura uma saciedade muito maior de forma qualitativa, auxiliando no emagrecimento das pessoas que consomem o produto com frequência.

O Konjac é rico em fibras, o tubérculo é composto, em grande parte, por fibras solúveis. As fibras contribuem para o funcionamento intestinal adequado. Além disso, ajudam no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e são grandes aliadas do emagrecimento.

O Konjac é rico em água. Com as altas temperaturas, o corpo elimina mais líquido e sais minerais do que o normal e a hidratação deve ser uma prioridade na hora de escolher os alimentos a serem consumidos. Portanto o Konjac, rico em água, regula a temperatura corporal, facilita a digestão e melhora a circulação sanguínea. 

O Konjac é benéfico para o colesterol alto e o índice glicêmico. Açúcar e carboidrato em excesso aumentam a taxa de glicose no sangue e, mesmo não sendo estritamente proibidos, devem ser evitados por pessoas com diabetes e pressão alta para que seu controle glicêmico fique perto do normal. Por ser livre de farinha branca e açúcar, o Konjac, além de diminuir o colesterol, proporciona uma alimentação com menos restrições, sendo possível preparar pratos de massa e arroz sem ingredientes que seriam prejudiciais à saúde. 

Ainda sobre a Konjac Massa MF

Pacientes com Epilepsia e o uso de Konjac Massa MF

Konjac e Diabetes Mellitus 2

Konjac e Colesterol

Konjac e Efeito Laxativo

Konjac e Efeito Prebiótico

Konjac e Efeito Antinflamatório

Konjac e Antibiótico Natural

Konjac e Efeito Anti-obesidade

Konjac Massa MF e os benefícios associados à saúde

A Konjac Massa MF  é uma linha de massa de origem vegetal de  (macarrão e arroz) com apenas 9 calorias em cada 100 gramas, 0 grama de carboidrato, 0 grama de sódio, 0 grama de gordura,  4 g  Glucomanan, fibra natural existente apenas na raiz do Konjac, que é capaz de reduzir o índice glicêmico, colesterol e triglicerídeos em nosso organismo.  A linha de produtos  Konjac Massa MF é o substituto ideal para as pessoas que desejam seguir uma alimentação saudável, ao mesmo tempo, desfrutar de uma saborosa refeição a base de massas e seus derivados, sem os carboidratos e calorias adicionais presentes em uma massa tradicional.  Ideal para todos os tipos de dietas. Produto registrado na Anvisa – N/ MS: ‪672950001‬ 

Principais características

Não contém sódio
Não contém açúcar
Não contém gordura
Ajuda a reduzir o colesterol
Ajudar a reduzir os triglicerídeos
Ajuda a reduzir o índice glicêmico

Consumo da Konjac Massa MF por pacientes em uso de dieta cetogênica para epilepsia.

“A dieta cetogênica é um dos tratamentos que pessoas que sofrem com epilepsia refratária ao uso de medicamentos podem utilizar para que as crises convulsivas tentem ser controladas.

Quando o paciente possui alguma condição neurológica que desencadeia crises convulsivas, e mesmo com uso diferentes drogas elas não são controladas, a dieta cetogênica (ou algumas variações) é indicada para que se tente este controle.

Na dieta cetogênica clássica a maior parte da energia (kcal) fornecida para pessoa é oriunda de gorduras. A quantidade de proteína oferecida é a mínima necessária a manutenção do crescimento e saúde e os carboidratos são utilizados em quantidades muito pequenas. Por isso, muitas vezes, encontrando dificuldades na aceitação da dieta, pois muitas pessoas recusam tanta gordura. Nisso, o Konjac auxilia nossa prescrição, pois é uma opção de “macarrão” que não possui nenhuma grama de carboidrato. O que nos ajuda a preencher o prato, sem alterar as proporções da dieta e aumentar o prazer do paciente durante sua refeição”, diz: Maria Clara de Oliveira Pinheiro/CRN 08.101.57-9

 

“Konjac é um alimento riquíssimo em fibras, estas presentes no Glucomanano de Konjac (KGM), lentificam a digestão e absorção. Gerando alteração na velocidade do esvaziamento estomacal e intestinal, além de difusão da glicose no lúmen intestinal, reduzindo a sua absorção.

Os estudos mostram que KGM* diminui os níveis de glicose e colesterol no sangue mesmo em pacientes saudáveis, além de é claro, reduzir em diabéticos e em hipercolesterolêmicos (indivíduos com colesterol alto) com a ingestão diaria de 3,6g/dia de KGM, equivalente a meia embalagem de Konjac.

Outros estudos mostraram que o consumo de KGM reduziu expressivamente a produção de colesterol no fígado, além de aumentar a excreção fecal de colesterol e também dos ácidos biliares, sendo um fator protetor de saúde cardiovascular, principalmente em hipercolesterolêmicos. A ingestão diária também foi de 3,6g/dia de KGM, comenta o nutricionista Rodrigo Moreira/CRN 38867.

O KGM é considerado um “Laxante natural, formador de massa fecal” que exerce efeitos benéficos na digestão e função intestinal. O KGM absorve bastante água, permitindo a formação e o aumento do volume das fezes.

Outro benefício associado é a melhora na flora intestinal, formando tipo de gel/mucilagem que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos peristálticos intestinais, proporcionando maior facilidade e volume na evacuação.

A fibra alimentar presente no KGM é fermentada pelas bactérias intestinais produzindo ácidos graxos de cadeia curta, gerando assim uma ação prebiótica. Alimentos prebióticos são como combustíveis preferidos para todos os microrganismos benéficos que vivem em nosso organismo.

O consumo de 1,5g de KGM por 21 dias promoveu atividade prebiótica, estimulando seletivamente o crescimento de bactérias benéficas ao nosso organismo, como as Bifidobactérias e Lactobacilos em adultos constipados (com dificuldade na sua evacuação).

O crescimento de bifidobactérias e os lactobacilos induzidos por KGM promovem a evacuação eficaz. Uma dose modesta de KGM (4,5g/dia ou meia unidade de konjac) para dietas com baixo teor de fibra aumentou a frequência de evacuação em adultos ligeiramente constipados em 30%, além de melhorar a ecologia colônica (boa formação de bactérias intestinais).

Outro estudo com 31 crianças (16 meninos e 15 meninas) com idades entre 4 a 11 anos que sofriam com constipação, além disso, 18 tinham encoprese (a incontinência fecal, que é comum em crianças devido a uma constipação crônica), concluiu que KGM é altamente benéfico para o tratamento de crianças constipadas com e sem encoprese.

A fermentação gerada por KGM estimula seletivamente o crescimento e/ou atividade de bactérias benéficas para a saúde humana. Compararam os efeitos dos hidrolisados de konjac, pectina, xilano e inulina no crescimento de algumas cepas de Lactobacilli e Bifidobacteria, esses hidrolisados foram adicionados separadamente a uma solução com ágar, e o maior crescimento da colônia foi observado no ágar contendo o KGM, assim, mostra que o KGM foi o mais eficientes para proporcionar o efeito probiótico. 

Os pesquisadores descobriram que no KGM existem compostos antioxidantes e antiinflamatórios que podem ser benéficos no tratamento da artrite reumatóide, distúrbios da tireóide e certos tipos de câncer.

Antibióticos naturais raros são encontrados no konjac. Devido à sua natureza viscosa, o konjac forma um filme antibacteriano em alimentos feitos a base de KGM, assim, por causa de sua atividade antibiótica, o konjac preserva os alimentos evitando a invasão de bactérias e aumentando o tempo de armazenamento.

Particularmente, os compostos flavonóides (3,5- diacetiltambulina) e triterpenóides (ambilona) do tubérculo konjac exibiram uma importante atividade antibacteriana.

A suplementação dietética com KGM em animais resultou em diminuição de gordura abdominal e menor ganho de peso corporal. Outros estudos mostram associação do consumo de KGM com a redução de peso por diversos mecanismos, desde a maior sensação de saciedade à melhora da glicemia, colesterol e outros fatores citados anteriormente, que também estão diretamente ligadas ao efeito de contribuição ao emagrecimento.”

Científicas:

  1. Chen, H-L. et al. Konjac Supplement Alleviated Hypercholesterolemia and Hyperglycemia in Type 2 Diabetic Subjects—A Randomized Double-Blind Trial. Journal of the American College of Nutrition. 2003.
  2. Chua, M. Traditional uses and potential health benefits of Amorphophallus konjac K. Koch ex N.E.Br. Journal of Ethnopharmacology. 2010.
  3. Al-Ghazzewi, H, F. et al. The potential use of hydrolysed konjac glucomannan as a prebiotic. Journal of the Science of Food and Agriculture, 2007.
  4. Adil Dogan Azezli, D, A., Bayraktaroglu, T., Orhan, Y. The Use of Konjac Glucomannan to Lower Serum Thyroid Hormones in Hyperthyroidism. Journal of the American College of Nutrition, 2014.
  5. Wadhwa, N, S, A. A Review on Multiple Potential of Aroid: Amorphophallus paeoniifolius. Int. J. Pharm. Sci. Rev. Res, 2014.
  6. Aoea, S., Kudoa, H., Sakurai, S. Effects of liquid konjac on parameters related to obesity in diet-induced obese mice. Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, 2015.
  7. Devaraj, D, R., Reddy, K, C, Xu, B. Health-promoting effects of konjac glucomannan and its practical applications: A critical review. International Journal of Biological Macromolecules, 2018.